Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho,Fernanda Cangussu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guerra,Lúcia Dias da Silva, Pava-Cárdenas,Alexandra, Cervato-Mancuso,Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889
Resumo: Resumo O estudo objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação sistemática de um encontro de cada grupo acessado e entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores das ações. Na análise, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram gerados seis DSC, mostrando que a escolha das estratégias pedagógicas é feita considerando: a valorização da participação coletiva; o perfil da população; o acesso a recursos audiovisuais; a praticidade para os profissionais; a disponibilidade de recursos humanos; e o uso da experiência corporal. Fica evidente que as decisões sobre o uso de estratégias pedagógicas são influenciadas pelo contexto, relações de trabalho e instituição, além das próprias crenças e conhecimentos dos profissionais de saúde. A abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde está inserida numa APS complexa, que envolve elementos estruturais, além das políticas públicas.
id ABRASCO-2_cce6fa1d2462fd2746d3058337cec1be
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232016000601889
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolhaProfissional de saúdeAtenção Primária à SaúdeEducação alimentar e nutricionalEducação em saúdeResumo O estudo objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação sistemática de um encontro de cada grupo acessado e entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores das ações. Na análise, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram gerados seis DSC, mostrando que a escolha das estratégias pedagógicas é feita considerando: a valorização da participação coletiva; o perfil da população; o acesso a recursos audiovisuais; a praticidade para os profissionais; a disponibilidade de recursos humanos; e o uso da experiência corporal. Fica evidente que as decisões sobre o uso de estratégias pedagógicas são influenciadas pelo contexto, relações de trabalho e instituição, além das próprias crenças e conhecimentos dos profissionais de saúde. A abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde está inserida numa APS complexa, que envolve elementos estruturais, além das políticas públicas.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889Ciência & Saúde Coletiva v.21 n.6 2016reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232015216.08862016info:eu-repo/semantics/openAccessBotelho,Fernanda CangussuGuerra,Lúcia Dias da SilvaPava-Cárdenas,AlexandraCervato-Mancuso,Ana Mariapor2016-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232016000601889Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2016-06-07T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
title Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
spellingShingle Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
Botelho,Fernanda Cangussu
Profissional de saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação alimentar e nutricional
Educação em saúde
title_short Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
title_full Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
title_fullStr Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
title_sort Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
author Botelho,Fernanda Cangussu
author_facet Botelho,Fernanda Cangussu
Guerra,Lúcia Dias da Silva
Pava-Cárdenas,Alexandra
Cervato-Mancuso,Ana Maria
author_role author
author2 Guerra,Lúcia Dias da Silva
Pava-Cárdenas,Alexandra
Cervato-Mancuso,Ana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho,Fernanda Cangussu
Guerra,Lúcia Dias da Silva
Pava-Cárdenas,Alexandra
Cervato-Mancuso,Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional de saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação alimentar e nutricional
Educação em saúde
topic Profissional de saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação alimentar e nutricional
Educação em saúde
description Resumo O estudo objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação sistemática de um encontro de cada grupo acessado e entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores das ações. Na análise, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram gerados seis DSC, mostrando que a escolha das estratégias pedagógicas é feita considerando: a valorização da participação coletiva; o perfil da população; o acesso a recursos audiovisuais; a praticidade para os profissionais; a disponibilidade de recursos humanos; e o uso da experiência corporal. Fica evidente que as decisões sobre o uso de estratégias pedagógicas são influenciadas pelo contexto, relações de trabalho e instituição, além das próprias crenças e conhecimentos dos profissionais de saúde. A abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde está inserida numa APS complexa, que envolve elementos estruturais, além das políticas públicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-81232015216.08862016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.21 n.6 2016
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213038892777472