Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889 |
Resumo: | Resumo O estudo objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação sistemática de um encontro de cada grupo acessado e entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores das ações. Na análise, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram gerados seis DSC, mostrando que a escolha das estratégias pedagógicas é feita considerando: a valorização da participação coletiva; o perfil da população; o acesso a recursos audiovisuais; a praticidade para os profissionais; a disponibilidade de recursos humanos; e o uso da experiência corporal. Fica evidente que as decisões sobre o uso de estratégias pedagógicas são influenciadas pelo contexto, relações de trabalho e instituição, além das próprias crenças e conhecimentos dos profissionais de saúde. A abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde está inserida numa APS complexa, que envolve elementos estruturais, além das políticas públicas. |
id |
ABRASCO-2_cce6fa1d2462fd2746d3058337cec1be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232016000601889 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolhaProfissional de saúdeAtenção Primária à SaúdeEducação alimentar e nutricionalEducação em saúdeResumo O estudo objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação sistemática de um encontro de cada grupo acessado e entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores das ações. Na análise, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram gerados seis DSC, mostrando que a escolha das estratégias pedagógicas é feita considerando: a valorização da participação coletiva; o perfil da população; o acesso a recursos audiovisuais; a praticidade para os profissionais; a disponibilidade de recursos humanos; e o uso da experiência corporal. Fica evidente que as decisões sobre o uso de estratégias pedagógicas são influenciadas pelo contexto, relações de trabalho e instituição, além das próprias crenças e conhecimentos dos profissionais de saúde. A abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde está inserida numa APS complexa, que envolve elementos estruturais, além das políticas públicas.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889Ciência & Saúde Coletiva v.21 n.6 2016reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232015216.08862016info:eu-repo/semantics/openAccessBotelho,Fernanda CangussuGuerra,Lúcia Dias da SilvaPava-Cárdenas,AlexandraCervato-Mancuso,Ana Mariapor2016-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232016000601889Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2016-06-07T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
title |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha Botelho,Fernanda Cangussu Profissional de saúde Atenção Primária à Saúde Educação alimentar e nutricional Educação em saúde |
title_short |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
title_full |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
title_sort |
Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores do processo de escolha |
author |
Botelho,Fernanda Cangussu |
author_facet |
Botelho,Fernanda Cangussu Guerra,Lúcia Dias da Silva Pava-Cárdenas,Alexandra Cervato-Mancuso,Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Guerra,Lúcia Dias da Silva Pava-Cárdenas,Alexandra Cervato-Mancuso,Ana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho,Fernanda Cangussu Guerra,Lúcia Dias da Silva Pava-Cárdenas,Alexandra Cervato-Mancuso,Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional de saúde Atenção Primária à Saúde Educação alimentar e nutricional Educação em saúde |
topic |
Profissional de saúde Atenção Primária à Saúde Educação alimentar e nutricional Educação em saúde |
description |
Resumo O estudo objetivou compreender as representações sociais dos profissionais de saúde que explicam a escolha de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de grupos educativos com o tema alimentação e nutrição, como espaços de promoção da saúde, na Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação sistemática de um encontro de cada grupo acessado e entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores das ações. Na análise, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Foram gerados seis DSC, mostrando que a escolha das estratégias pedagógicas é feita considerando: a valorização da participação coletiva; o perfil da população; o acesso a recursos audiovisuais; a praticidade para os profissionais; a disponibilidade de recursos humanos; e o uso da experiência corporal. Fica evidente que as decisões sobre o uso de estratégias pedagógicas são influenciadas pelo contexto, relações de trabalho e instituição, além das próprias crenças e conhecimentos dos profissionais de saúde. A abordagem da alimentação e nutrição em grupos educativos como espaços promotores de saúde está inserida numa APS complexa, que envolve elementos estruturais, além das políticas públicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000601889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232015216.08862016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.21 n.6 2016 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213038892777472 |