Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702329 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções rigorosamente planejadas e avaliadas na redução do bullyin escolar. O levantamento dos artigos foi realizado em quatro bases de dados (Lilacs, Psycinfo, Scielo e Web of Science) orientado pela questão norteadora: Em relação ao bullyin, quais são as intervenções empreendidas para a sua redução nas escolas? Foram incluídos somente estudos do tipo caso-controle, com foco específico no bullyin escolar e sem recorte temporal. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list SIGN. No total, 18 artigos compuseram o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados como de alta qualidade metodológica. As intervenções realizadas nos estudos revisados foram subdividas em quatro categorias: multidimensionais ou em toda a escola, treinamento de habilidades sociais, curriculares e informatizadas. A revisão sintetiza conhecimentos que podem ser utilizados para pensar práticas e programas de intervenção no Brasil, nas áreas da educação e da saúde, com caráter multiprofissional. |
id |
ABRASCO-2_eb8d13d2293935ac45d6e7c6926eecc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232017002702329 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolasBullyinViolênciaAdolescenteSaúde escolarResumo Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções rigorosamente planejadas e avaliadas na redução do bullyin escolar. O levantamento dos artigos foi realizado em quatro bases de dados (Lilacs, Psycinfo, Scielo e Web of Science) orientado pela questão norteadora: Em relação ao bullyin, quais são as intervenções empreendidas para a sua redução nas escolas? Foram incluídos somente estudos do tipo caso-controle, com foco específico no bullyin escolar e sem recorte temporal. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list SIGN. No total, 18 artigos compuseram o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados como de alta qualidade metodológica. As intervenções realizadas nos estudos revisados foram subdividas em quatro categorias: multidimensionais ou em toda a escola, treinamento de habilidades sociais, curriculares e informatizadas. A revisão sintetiza conhecimentos que podem ser utilizados para pensar práticas e programas de intervenção no Brasil, nas áreas da educação e da saúde, com caráter multiprofissional.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702329Ciência & Saúde Coletiva v.22 n.7 2017reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232017227.16242015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jorge Luiz daOliveira,Wanderlei Abadio deMello,Flávia Carvalho Malta deAndrade,Luciane Sá deBazon,Marina RezendeSilva,Marta Angélica Iossipor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232017002702329Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2017-07-11T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
title |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
spellingShingle |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas Silva,Jorge Luiz da Bullyin Violência Adolescente Saúde escolar |
title_short |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
title_full |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
title_fullStr |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
title_full_unstemmed |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
title_sort |
Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas |
author |
Silva,Jorge Luiz da |
author_facet |
Silva,Jorge Luiz da Oliveira,Wanderlei Abadio de Mello,Flávia Carvalho Malta de Andrade,Luciane Sá de Bazon,Marina Rezende Silva,Marta Angélica Iossi |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Wanderlei Abadio de Mello,Flávia Carvalho Malta de Andrade,Luciane Sá de Bazon,Marina Rezende Silva,Marta Angélica Iossi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Jorge Luiz da Oliveira,Wanderlei Abadio de Mello,Flávia Carvalho Malta de Andrade,Luciane Sá de Bazon,Marina Rezende Silva,Marta Angélica Iossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullyin Violência Adolescente Saúde escolar |
topic |
Bullyin Violência Adolescente Saúde escolar |
description |
Resumo Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções rigorosamente planejadas e avaliadas na redução do bullyin escolar. O levantamento dos artigos foi realizado em quatro bases de dados (Lilacs, Psycinfo, Scielo e Web of Science) orientado pela questão norteadora: Em relação ao bullyin, quais são as intervenções empreendidas para a sua redução nas escolas? Foram incluídos somente estudos do tipo caso-controle, com foco específico no bullyin escolar e sem recorte temporal. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list SIGN. No total, 18 artigos compuseram o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados como de alta qualidade metodológica. As intervenções realizadas nos estudos revisados foram subdividas em quatro categorias: multidimensionais ou em toda a escola, treinamento de habilidades sociais, curriculares e informatizadas. A revisão sintetiza conhecimentos que podem ser utilizados para pensar práticas e programas de intervenção no Brasil, nas áreas da educação e da saúde, com caráter multiprofissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702329 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002702329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232017227.16242015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.22 n.7 2017 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213040612442112 |