Intervenção breve antibullying para adolescentes em escolas públicas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108372 |
Resumo: | RESUMOObjetivos: Avaliar os resultados de uma intervenção breve antibullying para adolescentes de escolas públicas.Método: Estudo experimental controlado, com 1.043 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas de Porto Alegre/RS, realizadoentre abril e novembro de 2015. Os adolescentes e os professores das escolas sorteados para o grupo intervenção participaram de doisencontros com foco em aspectos educativos sobre bullying. O desfecho foi avaliado por meio do Questionário de Bullying versão vítimae versão agressor. Utilizou-se o Generalized Estimating Equations para avaliar o efeito da intervenção.Resultados: A média de idade foi de 12,5 (DP=1,62) anos. Um total 613 (58,7%) adolescentes receberam a intervenção e foramcomparados com 430 (41,3%) participantes do grupo controle. Não foi observada diferença significativa nos escores de bullying apósa intervenção.Conclusões: Os resultados indicam a utilidade de se esclarecer o que é o bullying, como uma estratégia educativa inicial sobre o tema.Palavras-chave: Bullying. Adolescente. Serviços de saúde escolar. |
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Intervenção breve antibullying para adolescentes em escolas públicasBullying. Adolescente. Serviços de saúde escolar.RESUMOObjetivos: Avaliar os resultados de uma intervenção breve antibullying para adolescentes de escolas públicas.Método: Estudo experimental controlado, com 1.043 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas de Porto Alegre/RS, realizadoentre abril e novembro de 2015. Os adolescentes e os professores das escolas sorteados para o grupo intervenção participaram de doisencontros com foco em aspectos educativos sobre bullying. O desfecho foi avaliado por meio do Questionário de Bullying versão vítimae versão agressor. Utilizou-se o Generalized Estimating Equations para avaliar o efeito da intervenção.Resultados: A média de idade foi de 12,5 (DP=1,62) anos. Um total 613 (58,7%) adolescentes receberam a intervenção e foramcomparados com 430 (41,3%) participantes do grupo controle. Não foi observada diferença significativa nos escores de bullying apósa intervenção.Conclusões: Os resultados indicam a utilidade de se esclarecer o que é o bullying, como uma estratégia educativa inicial sobre o tema.Palavras-chave: Bullying. Adolescente. Serviços de saúde escolar.Escola de Enfermagem da UFRGS2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108372Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 41 (2020)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 41 (2020)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108372/58827https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108372/58828Copyright (c) 2020 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessBottan, GabrielaVizini, SimoneAlves, Pâmela Franciele OliveiraGuimarães, Luciano Santos PintoNascimento, Bianca PeixotoRigatti, RobertaHeldt, Elizeth2022-03-24T17:31:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/108372Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:31:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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