Intervenção breve antibullying para adolescentes em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottan, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vizini, Simone, Alves, Pâmela Franciele Oliveira, Guimarães, Luciano Santos Pinto, Nascimento, Bianca Peixoto, Rigatti, Roberta, Heldt, Elizeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/108372
Resumo: RESUMOObjetivos: Avaliar os resultados de uma intervenção breve antibullying para adolescentes de escolas públicas.Método: Estudo experimental controlado, com 1.043 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas de Porto Alegre/RS, realizadoentre abril e novembro de 2015. Os adolescentes e os professores das escolas sorteados para o grupo intervenção participaram de doisencontros com foco em aspectos educativos sobre bullying. O desfecho foi avaliado por meio do Questionário de Bullying versão vítimae versão agressor. Utilizou-se o Generalized Estimating Equations para avaliar o efeito da intervenção.Resultados: A média de idade foi de 12,5 (DP=1,62) anos. Um total 613 (58,7%) adolescentes receberam a intervenção e foramcomparados com 430 (41,3%) participantes do grupo controle. Não foi observada diferença significativa nos escores de bullying apósa intervenção.Conclusões: Os resultados indicam a utilidade de se esclarecer o que é o bullying, como uma estratégia educativa inicial sobre o tema.Palavras-chave: Bullying. Adolescente. Serviços de saúde escolar.
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