Análise dos principais métodos de pesquisa empregados para a condução de estudos que abordam a inovação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Aline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cauchick Miguel, Paulo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/522
Resumo: Os procedimentos metodológicos nem sempre são uma preocupação central das pesquisas, mas são um meio para se alcançar resultados importantes e confiáveis. Desta forma, uma adequada abordagem metodológica pode auxiliar o pesquisador tanto na condução da sua investigação, como também, posteriormente, para assegurar o reconhecimento científico de sua pesquisa. Assim, o objetivo central deste trabalho é estudar, por meio de uma análise da literatura, quais são os principais métodos de pesquisa e seus desdobramentos, utilizados por investigadores para condução de estudos voltados à inovação no Brasil. Para o alcance deste objetivo, 26 periódicos nacionais da área de gestão de operações, administração e engenharia, foram analisados. Foi possível observar que boa parte dos artigos não demonstra o método de pesquisa empregado para condução do trabalho. Ademais, daqueles que identificam o método de pesquisa, a maioria emprega o estudo de caso, embora nem sempre de maneira metodologicamente adequada. É possível observar, ainda, que a maior parte dos artigos analisados envolvem trabalho de campo e, aqueles que são teóricos, são ainda mais incipientes no que tange aos procedimentos metodológicos adotados. Por fim, são apresentadas algumas limitações deste estudo, bem como oportunidades para trabalhos futuros. Como oportunidade para trabalhos futuros, pode-se destacar a necessidade de estudar, em maior profundidade, os aspectos metodológicos que fundamentam as pesquisas científicas, com o intuito de construir pesquisas mais robustas e que, por consequência, sejam mais reconhecidas pela comunidade acadêmica.
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