Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Deise Souza de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nunes, Jarderlany Sousa, Silva Júnior, Aluízio Freire da, Aires, Juarez Everton de Farias, Silva, Wilton Pereira da, Gomes, Josivanda Palmeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/405
Resumo: O processo de transferência de massa durante a desidratação osmótica pode ser influenciado pelas condições em que tal processo é realizado. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a quantidade de água e de sacarose presente em fatias de goiaba variedade Paluma (3,0 x 2,0 x 0,9 cm) submetidas à desidratação em solução de sacarose a 40 °Brix e temperaturas de 30 e 50 °C. A cinética de desidratação foi acompanhada em pequenos intervalos de tempo por 4 horas, e as condições de equilíbrio foram determinadas após 24 horas de imersão. Ao final da desidratação, a quantidade de água presente no fruto desidratado a 50 °C foi inferior ao encontrado na goiaba desidratada a 30 °C. Quanto à quantidade de açúcar presente nos frutos, as condições experimentais pouco influenciaram na incorporação do açúcar. Os modelos empíricos de Lewis, Henderson e Pabis, Wang e Singh, Peleg, Page e Silva et alli foram ajustados aos dados experimentais. Os melhores resultados foram obtidos com os modelos de Peleg e Silva et alli.
id AESPI-1_4adf22a71e3ad561ace68192f32e1ff7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/405
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiabaO processo de transferência de massa durante a desidratação osmótica pode ser influenciado pelas condições em que tal processo é realizado. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a quantidade de água e de sacarose presente em fatias de goiaba variedade Paluma (3,0 x 2,0 x 0,9 cm) submetidas à desidratação em solução de sacarose a 40 °Brix e temperaturas de 30 e 50 °C. A cinética de desidratação foi acompanhada em pequenos intervalos de tempo por 4 horas, e as condições de equilíbrio foram determinadas após 24 horas de imersão. Ao final da desidratação, a quantidade de água presente no fruto desidratado a 50 °C foi inferior ao encontrado na goiaba desidratada a 30 °C. Quanto à quantidade de açúcar presente nos frutos, as condições experimentais pouco influenciaram na incorporação do açúcar. Os modelos empíricos de Lewis, Henderson e Pabis, Wang e Singh, Peleg, Page e Silva et alli foram ajustados aos dados experimentais. Os melhores resultados foram obtidos com os modelos de Peleg e Silva et alli. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCastro, Deise Souza deNunes, Jarderlany SousaSilva Júnior, Aluízio Freire daAires, Juarez Everton de FariasSilva, Wilton Pereira daGomes, Josivanda Palmeira2014-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/40510.7198/geintec.v4i5.405Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 5 (2014); 1414-14232237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/405/491info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/405Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:25.498Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
title Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
spellingShingle Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
Castro, Deise Souza de
title_short Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
title_full Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
title_fullStr Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
title_full_unstemmed Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
title_sort Influência da temperatura no processo de desidratação osmótica de pedaços de goiaba
author Castro, Deise Souza de
author_facet Castro, Deise Souza de
Nunes, Jarderlany Sousa
Silva Júnior, Aluízio Freire da
Aires, Juarez Everton de Farias
Silva, Wilton Pereira da
Gomes, Josivanda Palmeira
author_role author
author2 Nunes, Jarderlany Sousa
Silva Júnior, Aluízio Freire da
Aires, Juarez Everton de Farias
Silva, Wilton Pereira da
Gomes, Josivanda Palmeira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Deise Souza de
Nunes, Jarderlany Sousa
Silva Júnior, Aluízio Freire da
Aires, Juarez Everton de Farias
Silva, Wilton Pereira da
Gomes, Josivanda Palmeira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de transferência de massa durante a desidratação osmótica pode ser influenciado pelas condições em que tal processo é realizado. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a quantidade de água e de sacarose presente em fatias de goiaba variedade Paluma (3,0 x 2,0 x 0,9 cm) submetidas à desidratação em solução de sacarose a 40 °Brix e temperaturas de 30 e 50 °C. A cinética de desidratação foi acompanhada em pequenos intervalos de tempo por 4 horas, e as condições de equilíbrio foram determinadas após 24 horas de imersão. Ao final da desidratação, a quantidade de água presente no fruto desidratado a 50 °C foi inferior ao encontrado na goiaba desidratada a 30 °C. Quanto à quantidade de açúcar presente nos frutos, as condições experimentais pouco influenciaram na incorporação do açúcar. Os modelos empíricos de Lewis, Henderson e Pabis, Wang e Singh, Peleg, Page e Silva et alli foram ajustados aos dados experimentais. Os melhores resultados foram obtidos com os modelos de Peleg e Silva et alli.
description O processo de transferência de massa durante a desidratação osmótica pode ser influenciado pelas condições em que tal processo é realizado. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a quantidade de água e de sacarose presente em fatias de goiaba variedade Paluma (3,0 x 2,0 x 0,9 cm) submetidas à desidratação em solução de sacarose a 40 °Brix e temperaturas de 30 e 50 °C. A cinética de desidratação foi acompanhada em pequenos intervalos de tempo por 4 horas, e as condições de equilíbrio foram determinadas após 24 horas de imersão. Ao final da desidratação, a quantidade de água presente no fruto desidratado a 50 °C foi inferior ao encontrado na goiaba desidratada a 30 °C. Quanto à quantidade de açúcar presente nos frutos, as condições experimentais pouco influenciaram na incorporação do açúcar. Os modelos empíricos de Lewis, Henderson e Pabis, Wang e Singh, Peleg, Page e Silva et alli foram ajustados aos dados experimentais. Os melhores resultados foram obtidos com os modelos de Peleg e Silva et alli.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/405
10.7198/geintec.v4i5.405
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/405
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i5.405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/405/491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 5 (2014); 1414-1423
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144023646208