Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galian, Luana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Siqueira dos Santos, Suelen, Madrona, Grasiele Scaramal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/889
Resumo: O Brasil é um país onde a fome e a miséria são considerados problemas de saúde pública, a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente poderia alimentar cerca de 10 milhões de pessoas.  As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são órgãos de trabalho que executam atividades relacionadas à alimentação e nutrição, o planejamento adequado do volume de refeições a serem produzidos nesses locais é uma circunstância fundamental para controlar ou reduzir o desperdício de alimentos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi quantificar desperdício de alimentos em um restaurante industrial. A pesquisa foi realizada em um dos três turnos de um restaurante industrial de médio porte da cidade de Maringá-PR, onde analisou-se o desperdício pesando-se as sobras limpas e o resto ingestão durante cinco dias. Observou-se que o desaproveitamento de alimentos das sobras limpas foi maior do que o resto ingestão dos clientes, indicando assim uma superprodução de refeição e ocasionando um grande desperdício no pós-preparo. Portanto o restaurante tem um alto percentual de perdas, sendo que as sobras limpas têm um percentual maior do que o resto ingesta dos clientes, assim faz-se necessário mais treinamentos da equipe para se obter a redução do desperdício.
id AESPI-1_6eeea049d3e7c02d61b6f49734fbddbc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/889
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutriçãoO Brasil é um país onde a fome e a miséria são considerados problemas de saúde pública, a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente poderia alimentar cerca de 10 milhões de pessoas.  As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são órgãos de trabalho que executam atividades relacionadas à alimentação e nutrição, o planejamento adequado do volume de refeições a serem produzidos nesses locais é uma circunstância fundamental para controlar ou reduzir o desperdício de alimentos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi quantificar desperdício de alimentos em um restaurante industrial. A pesquisa foi realizada em um dos três turnos de um restaurante industrial de médio porte da cidade de Maringá-PR, onde analisou-se o desperdício pesando-se as sobras limpas e o resto ingestão durante cinco dias. Observou-se que o desaproveitamento de alimentos das sobras limpas foi maior do que o resto ingestão dos clientes, indicando assim uma superprodução de refeição e ocasionando um grande desperdício no pós-preparo. Portanto o restaurante tem um alto percentual de perdas, sendo que as sobras limpas têm um percentual maior do que o resto ingesta dos clientes, assim faz-se necessário mais treinamentos da equipe para se obter a redução do desperdício.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualGalian, LuanaSiqueira dos Santos, SuelenMadrona, Grasiele Scaramal2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/88910.7198/geintec.v6i2.889Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3121-31272237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/889/692http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/889/133info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/889Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:26.855Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
title Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
spellingShingle Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
Galian, Luana
title_short Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
title_full Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
title_fullStr Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
title_full_unstemmed Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
title_sort Análise do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição
author Galian, Luana
author_facet Galian, Luana
Siqueira dos Santos, Suelen
Madrona, Grasiele Scaramal
author_role author
author2 Siqueira dos Santos, Suelen
Madrona, Grasiele Scaramal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Galian, Luana
Siqueira dos Santos, Suelen
Madrona, Grasiele Scaramal
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O Brasil é um país onde a fome e a miséria são considerados problemas de saúde pública, a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente poderia alimentar cerca de 10 milhões de pessoas.  As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são órgãos de trabalho que executam atividades relacionadas à alimentação e nutrição, o planejamento adequado do volume de refeições a serem produzidos nesses locais é uma circunstância fundamental para controlar ou reduzir o desperdício de alimentos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi quantificar desperdício de alimentos em um restaurante industrial. A pesquisa foi realizada em um dos três turnos de um restaurante industrial de médio porte da cidade de Maringá-PR, onde analisou-se o desperdício pesando-se as sobras limpas e o resto ingestão durante cinco dias. Observou-se que o desaproveitamento de alimentos das sobras limpas foi maior do que o resto ingestão dos clientes, indicando assim uma superprodução de refeição e ocasionando um grande desperdício no pós-preparo. Portanto o restaurante tem um alto percentual de perdas, sendo que as sobras limpas têm um percentual maior do que o resto ingesta dos clientes, assim faz-se necessário mais treinamentos da equipe para se obter a redução do desperdício.
description O Brasil é um país onde a fome e a miséria são considerados problemas de saúde pública, a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente poderia alimentar cerca de 10 milhões de pessoas.  As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são órgãos de trabalho que executam atividades relacionadas à alimentação e nutrição, o planejamento adequado do volume de refeições a serem produzidos nesses locais é uma circunstância fundamental para controlar ou reduzir o desperdício de alimentos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi quantificar desperdício de alimentos em um restaurante industrial. A pesquisa foi realizada em um dos três turnos de um restaurante industrial de médio porte da cidade de Maringá-PR, onde analisou-se o desperdício pesando-se as sobras limpas e o resto ingestão durante cinco dias. Observou-se que o desaproveitamento de alimentos das sobras limpas foi maior do que o resto ingestão dos clientes, indicando assim uma superprodução de refeição e ocasionando um grande desperdício no pós-preparo. Portanto o restaurante tem um alto percentual de perdas, sendo que as sobras limpas têm um percentual maior do que o resto ingesta dos clientes, assim faz-se necessário mais treinamentos da equipe para se obter a redução do desperdício.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/889
10.7198/geintec.v6i2.889
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/889
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i2.889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/889/692
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/889/133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 2 (2016); 3121-3127
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144038326272