Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201 |
Resumo: | O mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores. |
id |
AESPI-1_89785c6a36f90922190327b4c804790e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RSO mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Schrippe, PatríciaSouto Bolzan Medeiros, FlavianiDescovi Schimith, CristianoWeise, Andreas Dittmar2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/20110.7198/geintec.v3i4.201Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 142-1542237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201/330info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:15.063Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
title |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
spellingShingle |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS Schrippe, Patrícia |
title_short |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
title_full |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
title_fullStr |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
title_full_unstemmed |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
title_sort |
Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS |
author |
Schrippe, Patrícia |
author_facet |
Schrippe, Patrícia Souto Bolzan Medeiros, Flaviani Descovi Schimith, Cristiano Weise, Andreas Dittmar |
author_role |
author |
author2 |
Souto Bolzan Medeiros, Flaviani Descovi Schimith, Cristiano Weise, Andreas Dittmar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schrippe, Patrícia Souto Bolzan Medeiros, Flaviani Descovi Schimith, Cristiano Weise, Andreas Dittmar |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores. |
description |
O mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion NÃO ESTÁ ATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201 10.7198/geintec.v3i4.201 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v3i4.201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201/330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 142-154 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121145254674432 |