Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schrippe, Patrícia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souto Bolzan Medeiros, Flaviani, Descovi Schimith, Cristiano, Weise, Andreas Dittmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201
Resumo: O mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores.
id AESPI-1_89785c6a36f90922190327b4c804790e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RSO mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Schrippe, PatríciaSouto Bolzan Medeiros, FlavianiDescovi Schimith, CristianoWeise, Andreas Dittmar2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/20110.7198/geintec.v3i4.201Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 142-1542237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201/330info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:15.063Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
title Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
spellingShingle Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
Schrippe, Patrícia
title_short Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
title_full Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
title_fullStr Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
title_full_unstemmed Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
title_sort Estudo multi-caso da gestão estratégica de imobiliárias na cidade de Santa Maria/RS
author Schrippe, Patrícia
author_facet Schrippe, Patrícia
Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
Descovi Schimith, Cristiano
Weise, Andreas Dittmar
author_role author
author2 Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
Descovi Schimith, Cristiano
Weise, Andreas Dittmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schrippe, Patrícia
Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
Descovi Schimith, Cristiano
Weise, Andreas Dittmar
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores.
description O mercado imobiliário é uma complexa cadeia produtiva que abrange os mais diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. Entretanto, algumas vezes, é um setor ineficiente e sem liquidez, e por isso enfrenta a intervenção regular dos governos em todo o mundo. Para sobreviver no mercado, as empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo verificar como ocorrem as estratégias competitivas no mercado imobiliário de Santa Maria - RS. Metodologicamente, desenvolveu uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, sendo realizada por meio de estudo de casos múltiplos em empresas do setor na cidade. Entre os resultados, constatou-se que a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico definido ou adequado na sua organização. Verificou-se também que existe um desalinhamento entre as atividades de gestão desenvolvidas com o planejamento estratégico adotado pelas respectivas empresas, assim como que a qualificação para o cargo ocupado consiste na utilização de índices de produtividade dos colaboradores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201
10.7198/geintec.v3i4.201
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i4.201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/201/330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 142-154
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145254674432