Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boeck, Elida Cristina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000pshx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8182
Resumo: The process of adaptation of organizations to reality is considered a survival factor of the companies. Consequently the strategic vision is having more importance nowadays, due to the fact that organizations are more competitive with more decentralizing managerial models. The strategic vision must be a clear and immediate enunciation that leads to the direction established by their directors. This study describes the process of strategic vision of three companies from the undertaking of strategic planning. The bibliographic research, which analyses the questions that involve the acceptance of the strategic vision, process, components, difficulties in the process and strategic planning and their models proposed by some authors, emphasizes the approach that present solutions to the problem of the research. The purpose of this paper is the strategic vision of the companies and its implications in the development of the organizations. In the theoretical research, it reveals not only the importance but also the relationship between the vision and concrete positions of the companies in all fields of performance explaining its influence in the several departments of the company. The theoretical sphere of this study delimits the area of concepts of vision, searching for ways to identify them in three companies in city of Santa Maria/RS. The methodology used was the qualitative research, classified as descriptive, and used for its development the technique of multi-case study.
id UFSM_9304dc11026435282d0b9b638fc86eb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/8182
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RSVisãoPlanejamento estratégico e mudança organizacionalVisionStrategic planningOrganizational changeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe process of adaptation of organizations to reality is considered a survival factor of the companies. Consequently the strategic vision is having more importance nowadays, due to the fact that organizations are more competitive with more decentralizing managerial models. The strategic vision must be a clear and immediate enunciation that leads to the direction established by their directors. This study describes the process of strategic vision of three companies from the undertaking of strategic planning. The bibliographic research, which analyses the questions that involve the acceptance of the strategic vision, process, components, difficulties in the process and strategic planning and their models proposed by some authors, emphasizes the approach that present solutions to the problem of the research. The purpose of this paper is the strategic vision of the companies and its implications in the development of the organizations. In the theoretical research, it reveals not only the importance but also the relationship between the vision and concrete positions of the companies in all fields of performance explaining its influence in the several departments of the company. The theoretical sphere of this study delimits the area of concepts of vision, searching for ways to identify them in three companies in city of Santa Maria/RS. The methodology used was the qualitative research, classified as descriptive, and used for its development the technique of multi-case study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO processo de adaptação das organizações em relação à realidade de seu ambiente é considerado um fator de sobrevivência para as empresas. Sendo assim, a visão estratégica ganha importância cada dia que passa, devido ao fato das organizações estarem mais competitivas e com modelos administrativos mais descentralizados. A visão deve ser um enunciado claro e direto que conduza à direção estabelecida pelos seus dirigentes. Este trabalho descreve o processo de formação da visão de três empresas a partir da implementação do planejamento estratégico. A pesquisa bibliográfica, que analisa as questões que envolvem a aceitação da visão, processo, componentes, dificuldades e facilidades no processo e planejamento estratégico e seus modelos propostos por alguns autores, enfatizando as abordagens que apresentem soluções para o problema de pesquisa. O trabalho tem como escopo estudar a visão organizacional das empresas e as implicações desta no desenvolvimento da organização. Busca, através da pesquisa teórica, desvendar tanto a importância quanto às relações entre visão e as posturas concretas da empresa em todas as frentes de atuação, explicando a influência desta nos diversos setores da empresa. O universo teórico deste trabalho delimita, portanto, a área dos conceitos de visão, buscando formas de identificá-los a partir de três empresas do município de Santa Maria/RS. Quanto à metodologia, este trabalho refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, classificada como descritiva, e que utilizou para o desenvolvimento do seu processo a técnica do Estudo de multi-casos.Universidade Federal de Santa MariaBREngenharia de ProduçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEstrada, Rolando Juan Solizhttp://lattes.cnpq.br/8289981779028833Schmidt, Alberto Souzahttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032Godoy, Leoni Pentiadohttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617Boeck, Elida Cristina2009-12-212009-12-212005-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBOECK, Elida Cristina. Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS. 2005. 194 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8182ark:/26339/001300000pshxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-04-12T13:45:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/8182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-04-12T13:45:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
title Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
spellingShingle Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
Boeck, Elida Cristina
Visão
Planejamento estratégico e mudança organizacional
Vision
Strategic planning
Organizational change
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
title_full Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
title_fullStr Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
title_full_unstemmed Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
title_sort Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS
author Boeck, Elida Cristina
author_facet Boeck, Elida Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrada, Rolando Juan Soliz
http://lattes.cnpq.br/8289981779028833
Schmidt, Alberto Souza
http://lattes.cnpq.br/2214080795054032
Godoy, Leoni Pentiado
http://lattes.cnpq.br/7499692835204617
dc.contributor.author.fl_str_mv Boeck, Elida Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Visão
Planejamento estratégico e mudança organizacional
Vision
Strategic planning
Organizational change
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Visão
Planejamento estratégico e mudança organizacional
Vision
Strategic planning
Organizational change
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description The process of adaptation of organizations to reality is considered a survival factor of the companies. Consequently the strategic vision is having more importance nowadays, due to the fact that organizations are more competitive with more decentralizing managerial models. The strategic vision must be a clear and immediate enunciation that leads to the direction established by their directors. This study describes the process of strategic vision of three companies from the undertaking of strategic planning. The bibliographic research, which analyses the questions that involve the acceptance of the strategic vision, process, components, difficulties in the process and strategic planning and their models proposed by some authors, emphasizes the approach that present solutions to the problem of the research. The purpose of this paper is the strategic vision of the companies and its implications in the development of the organizations. In the theoretical research, it reveals not only the importance but also the relationship between the vision and concrete positions of the companies in all fields of performance explaining its influence in the several departments of the company. The theoretical sphere of this study delimits the area of concepts of vision, searching for ways to identify them in three companies in city of Santa Maria/RS. The methodology used was the qualitative research, classified as descriptive, and used for its development the technique of multi-case study.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
2009-12-21
2009-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOECK, Elida Cristina. Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS. 2005. 194 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8182
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000pshx
identifier_str_mv BOECK, Elida Cristina. Visão de futuro como ferramenta de gestão: um estudo de multi-casos em três empresas na cidade de Santa Maria/RS. 2005. 194 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
ark:/26339/001300000pshx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Engenharia de Produção
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Engenharia de Produção
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172375454416896