Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patricia Grenfell
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas Filho, William Brito, Ribeiro, Renata Aquino, Cabral, Augusto César Aquino, Santos, Sandra Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/841
Resumo: A economia criativa ganhou grande repercussão nos últimos anos, devido a seu forte papel dinâmico, onde sua principal característica é o impacto de seus bens e serviços em vários setores da economia, o que tem provocado processos de mudanças sociais, políticas, econômicas e organizacionais profundas. Contudo, na perspectiva da gestão, o tema tem sido pouco explorado. Este artigo visa mapear a produção científica brasileira sobre economia criativa, tema que tem se destacado cada vez mais, tanto por suas características voltadas para inovação, como por ser objeto de estudo na abordagem da teoria institucional e pelo papel de destaque na economia mundial. A metodologia do estudo compreende ainda o uso da análise bibliométrica, com foco em produções sobre a economia criativa nos anais da ANPAD, no portal de periódicos SPELL e no banco de teses da CAPES, com o suporte do software Zotero. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa catalogar e caracterizar das produções científicas nas bases mencionadas com identificação de suas temáticas. São objetivos específicos: classificar as produções conforme as principais dimensões sobre economia criativa; e evidenciar as áreas de economia criativa em que os estudos mais se concentram. Os resultados desta pesquisa apontam caminhos principais que a produção científica brasileira tem trilhado nos estudos sobre a economia criativa e o que ainda é necessário investigar nestas atividades que crescem cada vez mais.
id AESPI-1_9d10ea77bd5dd499a4706987bae2c694
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/841
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.A economia criativa ganhou grande repercussão nos últimos anos, devido a seu forte papel dinâmico, onde sua principal característica é o impacto de seus bens e serviços em vários setores da economia, o que tem provocado processos de mudanças sociais, políticas, econômicas e organizacionais profundas. Contudo, na perspectiva da gestão, o tema tem sido pouco explorado. Este artigo visa mapear a produção científica brasileira sobre economia criativa, tema que tem se destacado cada vez mais, tanto por suas características voltadas para inovação, como por ser objeto de estudo na abordagem da teoria institucional e pelo papel de destaque na economia mundial. A metodologia do estudo compreende ainda o uso da análise bibliométrica, com foco em produções sobre a economia criativa nos anais da ANPAD, no portal de periódicos SPELL e no banco de teses da CAPES, com o suporte do software Zotero. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa catalogar e caracterizar das produções científicas nas bases mencionadas com identificação de suas temáticas. São objetivos específicos: classificar as produções conforme as principais dimensões sobre economia criativa; e evidenciar as áreas de economia criativa em que os estudos mais se concentram. Os resultados desta pesquisa apontam caminhos principais que a produção científica brasileira tem trilhado nos estudos sobre a economia criativa e o que ainda é necessário investigar nestas atividades que crescem cada vez mais.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPQOliveira, Patricia GrenfellFreitas Filho, William BritoRibeiro, Renata AquinoCabral, Augusto César AquinoSantos, Sandra Maria2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/84110.7198/geintec.v6i1.841Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2966-29812237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/841/646info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/841Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:37.526Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
title Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
spellingShingle Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
Oliveira, Patricia Grenfell
title_short Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
title_full Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
title_fullStr Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
title_full_unstemmed Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
title_sort Economia criativa na produção científica brasileira em administração: mapeamento bibliométrico nas bases Anpad, Capes e Spell.
author Oliveira, Patricia Grenfell
author_facet Oliveira, Patricia Grenfell
Freitas Filho, William Brito
Ribeiro, Renata Aquino
Cabral, Augusto César Aquino
Santos, Sandra Maria
author_role author
author2 Freitas Filho, William Brito
Ribeiro, Renata Aquino
Cabral, Augusto César Aquino
Santos, Sandra Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patricia Grenfell
Freitas Filho, William Brito
Ribeiro, Renata Aquino
Cabral, Augusto César Aquino
Santos, Sandra Maria
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A economia criativa ganhou grande repercussão nos últimos anos, devido a seu forte papel dinâmico, onde sua principal característica é o impacto de seus bens e serviços em vários setores da economia, o que tem provocado processos de mudanças sociais, políticas, econômicas e organizacionais profundas. Contudo, na perspectiva da gestão, o tema tem sido pouco explorado. Este artigo visa mapear a produção científica brasileira sobre economia criativa, tema que tem se destacado cada vez mais, tanto por suas características voltadas para inovação, como por ser objeto de estudo na abordagem da teoria institucional e pelo papel de destaque na economia mundial. A metodologia do estudo compreende ainda o uso da análise bibliométrica, com foco em produções sobre a economia criativa nos anais da ANPAD, no portal de periódicos SPELL e no banco de teses da CAPES, com o suporte do software Zotero. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa catalogar e caracterizar das produções científicas nas bases mencionadas com identificação de suas temáticas. São objetivos específicos: classificar as produções conforme as principais dimensões sobre economia criativa; e evidenciar as áreas de economia criativa em que os estudos mais se concentram. Os resultados desta pesquisa apontam caminhos principais que a produção científica brasileira tem trilhado nos estudos sobre a economia criativa e o que ainda é necessário investigar nestas atividades que crescem cada vez mais.
description A economia criativa ganhou grande repercussão nos últimos anos, devido a seu forte papel dinâmico, onde sua principal característica é o impacto de seus bens e serviços em vários setores da economia, o que tem provocado processos de mudanças sociais, políticas, econômicas e organizacionais profundas. Contudo, na perspectiva da gestão, o tema tem sido pouco explorado. Este artigo visa mapear a produção científica brasileira sobre economia criativa, tema que tem se destacado cada vez mais, tanto por suas características voltadas para inovação, como por ser objeto de estudo na abordagem da teoria institucional e pelo papel de destaque na economia mundial. A metodologia do estudo compreende ainda o uso da análise bibliométrica, com foco em produções sobre a economia criativa nos anais da ANPAD, no portal de periódicos SPELL e no banco de teses da CAPES, com o suporte do software Zotero. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa catalogar e caracterizar das produções científicas nas bases mencionadas com identificação de suas temáticas. São objetivos específicos: classificar as produções conforme as principais dimensões sobre economia criativa; e evidenciar as áreas de economia criativa em que os estudos mais se concentram. Os resultados desta pesquisa apontam caminhos principais que a produção científica brasileira tem trilhado nos estudos sobre a economia criativa e o que ainda é necessário investigar nestas atividades que crescem cada vez mais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/841
10.7198/geintec.v6i1.841
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/841
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i1.841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/841/646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2966-2981
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144162058240