A estratégia do oceano azul: um estudo de caso em uma empresa de serviços na cidade de Campina Grande – PB
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/423 |
Resumo: | As empresas se utilizam de estratégias e atitudes para chegar a um determinado objetivo, observando os pontos fortes e fracos do ambiente interno e externo da organização. Assim, têm-se a teoria do trade-off (valorXcusto) no qual as empresas sempre optam por um de dois caminhos: agregar valor ao produto para cobrar mais, ou o cobrar menor preço com um produto menos diferenciado. Hoje, emerge no mundo científico um novo paradigma, a estratégia do oceano azul, a qual afirma que é possível as empresas optarem, de uma só vez, pela diferenciação e pela liderança em preços. Este trabalho visa verificar a relação entre a estratégia do oceano azul com a adotada por uma empresa de serviços de pesquisa e intermediação de compras de mantimentos, que concorre com supermercados, ofertando os mesmos produtos, porém, de forma inovadora com este tipo de comercialização na cidade de Campina Grande-PB, através da compra pela internet. Trata-se de um estudo de caso aplicado aos principais supermercados do município e para tratamento dos dados utilizou-se da abordagem quali-quantitativa. Foi analisada a percepção do cliente e feito a matriz de avaliação de valor, tanto do setor de atuação quanto da empresa estudada. Concluiu-se, que a estratégia adotada está alinhada com a estratégia de oceano azul, pois, igualmente aos supermercados, a empresa estudada supre a necessidade dos clientes, todavia, sem utilizar estoques, com entrega em domicílio e atendimento personalizado, tudo isto sem acrescentar maiores custos ao consumidor final, liderando em preços ao passo que se diferencia da concorrência. |
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A estratégia do oceano azul: um estudo de caso em uma empresa de serviços na cidade de Campina Grande – PBAs empresas se utilizam de estratégias e atitudes para chegar a um determinado objetivo, observando os pontos fortes e fracos do ambiente interno e externo da organização. Assim, têm-se a teoria do trade-off (valorXcusto) no qual as empresas sempre optam por um de dois caminhos: agregar valor ao produto para cobrar mais, ou o cobrar menor preço com um produto menos diferenciado. Hoje, emerge no mundo científico um novo paradigma, a estratégia do oceano azul, a qual afirma que é possível as empresas optarem, de uma só vez, pela diferenciação e pela liderança em preços. Este trabalho visa verificar a relação entre a estratégia do oceano azul com a adotada por uma empresa de serviços de pesquisa e intermediação de compras de mantimentos, que concorre com supermercados, ofertando os mesmos produtos, porém, de forma inovadora com este tipo de comercialização na cidade de Campina Grande-PB, através da compra pela internet. Trata-se de um estudo de caso aplicado aos principais supermercados do município e para tratamento dos dados utilizou-se da abordagem quali-quantitativa. Foi analisada a percepção do cliente e feito a matriz de avaliação de valor, tanto do setor de atuação quanto da empresa estudada. Concluiu-se, que a estratégia adotada está alinhada com a estratégia de oceano azul, pois, igualmente aos supermercados, a empresa estudada supre a necessidade dos clientes, todavia, sem utilizar estoques, com entrega em domicílio e atendimento personalizado, tudo isto sem acrescentar maiores custos ao consumidor final, liderando em preços ao passo que se diferencia da concorrência.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualXavier, Leandro CorreiaBarbosa, Robson FernandesSousa, Jackson Epaminondas deBarbosa, Diego FernandesAlexandre, Stefane Nogueira2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/42310.7198/geintec.v5i3.423Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 3 (2015); 2348-23652237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/423/584info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:22.975Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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