Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiki, Guilherme
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hanai, Letícia Naomi, Pires, Letícia, Ekuni, Marcos Massao, Madrona, Grasiele Scaramal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/791
Resumo: Atualmente, observa-se que aumenta cada vez mais o número de indivíduos que apresenta intolerancia à lactose ou alergia à proteína do leite, aliado a este fato tem-se uma crescente busca por produtos que favorecem a saúde e bem-estar, ou seja, de alimentos funcionais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete sem lactose a base de vegetais, verificando a possibilidade de substituição do estabilizante e do emulsificante pela chia triturada e pelo psyllium. Foram elaboradas e analisadas sensorialmente três formulações: uma padrão, outra com psyllium e outra com chia. A análise sensorial dos sorvetes desenvolvidos demonstrou que a formulação à base de psyllium (Indice de Aceitação= 80 %) se aproximou muito da formulação padrão (Indice de Aceitação= 83 %), o mesmo ocorreu no derretimento e na incorporação de ar (overrun). Assim, conclui-se que a formulação com psyllium ofereceu características muitos semelhantes à formulação padrão com valores satisfatórios, podendo ser substituído funcionalmente pela liga neutra e emustab na produção de sorvete à base de soja.
id AESPI-1_ab1ada7b3e7102149e8070409a2175b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/791
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetaisAtualmente, observa-se que aumenta cada vez mais o número de indivíduos que apresenta intolerancia à lactose ou alergia à proteína do leite, aliado a este fato tem-se uma crescente busca por produtos que favorecem a saúde e bem-estar, ou seja, de alimentos funcionais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete sem lactose a base de vegetais, verificando a possibilidade de substituição do estabilizante e do emulsificante pela chia triturada e pelo psyllium. Foram elaboradas e analisadas sensorialmente três formulações: uma padrão, outra com psyllium e outra com chia. A análise sensorial dos sorvetes desenvolvidos demonstrou que a formulação à base de psyllium (Indice de Aceitação= 80 %) se aproximou muito da formulação padrão (Indice de Aceitação= 83 %), o mesmo ocorreu no derretimento e na incorporação de ar (overrun). Assim, conclui-se que a formulação com psyllium ofereceu características muitos semelhantes à formulação padrão com valores satisfatórios, podendo ser substituído funcionalmente pela liga neutra e emustab na produção de sorvete à base de soja.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualEiki, GuilhermeHanai, Letícia NaomiPires, LetíciaEkuni, Marcos MassaoMadrona, Grasiele Scaramal2015-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/79110.7198/geintec.v5i4.791Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 4 (2015); 2569-25782237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/791/607info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/791Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:07.032Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
title Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
spellingShingle Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
Eiki, Guilherme
title_short Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
title_full Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
title_fullStr Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
title_full_unstemmed Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
title_sort Aceitação sensorial de sorvete a base de vegetais
author Eiki, Guilherme
author_facet Eiki, Guilherme
Hanai, Letícia Naomi
Pires, Letícia
Ekuni, Marcos Massao
Madrona, Grasiele Scaramal
author_role author
author2 Hanai, Letícia Naomi
Pires, Letícia
Ekuni, Marcos Massao
Madrona, Grasiele Scaramal
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiki, Guilherme
Hanai, Letícia Naomi
Pires, Letícia
Ekuni, Marcos Massao
Madrona, Grasiele Scaramal
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, observa-se que aumenta cada vez mais o número de indivíduos que apresenta intolerancia à lactose ou alergia à proteína do leite, aliado a este fato tem-se uma crescente busca por produtos que favorecem a saúde e bem-estar, ou seja, de alimentos funcionais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete sem lactose a base de vegetais, verificando a possibilidade de substituição do estabilizante e do emulsificante pela chia triturada e pelo psyllium. Foram elaboradas e analisadas sensorialmente três formulações: uma padrão, outra com psyllium e outra com chia. A análise sensorial dos sorvetes desenvolvidos demonstrou que a formulação à base de psyllium (Indice de Aceitação= 80 %) se aproximou muito da formulação padrão (Indice de Aceitação= 83 %), o mesmo ocorreu no derretimento e na incorporação de ar (overrun). Assim, conclui-se que a formulação com psyllium ofereceu características muitos semelhantes à formulação padrão com valores satisfatórios, podendo ser substituído funcionalmente pela liga neutra e emustab na produção de sorvete à base de soja.
description Atualmente, observa-se que aumenta cada vez mais o número de indivíduos que apresenta intolerancia à lactose ou alergia à proteína do leite, aliado a este fato tem-se uma crescente busca por produtos que favorecem a saúde e bem-estar, ou seja, de alimentos funcionais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete sem lactose a base de vegetais, verificando a possibilidade de substituição do estabilizante e do emulsificante pela chia triturada e pelo psyllium. Foram elaboradas e analisadas sensorialmente três formulações: uma padrão, outra com psyllium e outra com chia. A análise sensorial dos sorvetes desenvolvidos demonstrou que a formulação à base de psyllium (Indice de Aceitação= 80 %) se aproximou muito da formulação padrão (Indice de Aceitação= 83 %), o mesmo ocorreu no derretimento e na incorporação de ar (overrun). Assim, conclui-se que a formulação com psyllium ofereceu características muitos semelhantes à formulação padrão com valores satisfatórios, podendo ser substituído funcionalmente pela liga neutra e emustab na produção de sorvete à base de soja.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/791
10.7198/geintec.v5i4.791
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/791
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i4.791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/791/607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 4 (2015); 2569-2578
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144952684544