Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broch, Alessandra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Camila Barbosa, Madrona, Grasiele Scaramal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/318
Resumo: O consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas. As causas possíveis para o aumento da incidência da hipertensão arterial é o consumo de alimentos industrializados, enlatados, defumados, com processo de salga entre outros, o que leva ao consumo de grandes quantidades de sódio, maior do que o necessário para o corpo humano. O queijo mozzarella é o mais fabricado e consumido no Brasil e a fonte salina utilizada neste produto é o cloreto de sódio. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar quatro amostras de queijo mozzarella light com diferentes percentuais de redução de sódio (0, 12.7, 25.5 e 38.2%) e avaliar a qualidade destas formulações sob aspectos físico- químicos e sensoriais. A avaliação sensorial foi realizada com 100 consumidores para os atributos cor, intensidade do sabor salgado, odor e textura do produto, utilizando escala hedônica de 9 pontos, e intenção de compra em uma escala de 3 pontos. Os dados foram avaliados por ANOVA e teste de Tukey.  O resultado obtido na análise sensorial indica que não há diferença significativa entre as amostras para todos os atributos avaliados (cor, sabor salgado, odor e textura). Assim, é viável em relação aos aspectos sensoriais estudados a redução de até 38.2% do teor de sódio para este tipo de produto, sendo que para o mesmo ser considerado light necessitamos de apenas 25% de redução do teor de sódio.
id AESPI-1_b7c5048d94eba334e6c22b913e538706
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódioO consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas. As causas possíveis para o aumento da incidência da hipertensão arterial é o consumo de alimentos industrializados, enlatados, defumados, com processo de salga entre outros, o que leva ao consumo de grandes quantidades de sódio, maior do que o necessário para o corpo humano. O queijo mozzarella é o mais fabricado e consumido no Brasil e a fonte salina utilizada neste produto é o cloreto de sódio. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar quatro amostras de queijo mozzarella light com diferentes percentuais de redução de sódio (0, 12.7, 25.5 e 38.2%) e avaliar a qualidade destas formulações sob aspectos físico- químicos e sensoriais. A avaliação sensorial foi realizada com 100 consumidores para os atributos cor, intensidade do sabor salgado, odor e textura do produto, utilizando escala hedônica de 9 pontos, e intenção de compra em uma escala de 3 pontos. Os dados foram avaliados por ANOVA e teste de Tukey.  O resultado obtido na análise sensorial indica que não há diferença significativa entre as amostras para todos os atributos avaliados (cor, sabor salgado, odor e textura). Assim, é viável em relação aos aspectos sensoriais estudados a redução de até 38.2% do teor de sódio para este tipo de produto, sendo que para o mesmo ser considerado light necessitamos de apenas 25% de redução do teor de sódio.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualFundação araucáriaBroch, AlessandraCarvalho, Camila BarbosaMadrona, Grasiele Scaramal2014-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/31810.7198/geintec.v4i2.318Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 841-8492237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/318/407info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:10.945Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
title Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
spellingShingle Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
Broch, Alessandra
title_short Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
title_full Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
title_fullStr Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
title_full_unstemmed Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
title_sort Análise sensorial de queijo mozzarella com reduzido teor de sódio
author Broch, Alessandra
author_facet Broch, Alessandra
Carvalho, Camila Barbosa
Madrona, Grasiele Scaramal
author_role author
author2 Carvalho, Camila Barbosa
Madrona, Grasiele Scaramal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação araucária
dc.contributor.author.fl_str_mv Broch, Alessandra
Carvalho, Camila Barbosa
Madrona, Grasiele Scaramal
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas. As causas possíveis para o aumento da incidência da hipertensão arterial é o consumo de alimentos industrializados, enlatados, defumados, com processo de salga entre outros, o que leva ao consumo de grandes quantidades de sódio, maior do que o necessário para o corpo humano. O queijo mozzarella é o mais fabricado e consumido no Brasil e a fonte salina utilizada neste produto é o cloreto de sódio. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar quatro amostras de queijo mozzarella light com diferentes percentuais de redução de sódio (0, 12.7, 25.5 e 38.2%) e avaliar a qualidade destas formulações sob aspectos físico- químicos e sensoriais. A avaliação sensorial foi realizada com 100 consumidores para os atributos cor, intensidade do sabor salgado, odor e textura do produto, utilizando escala hedônica de 9 pontos, e intenção de compra em uma escala de 3 pontos. Os dados foram avaliados por ANOVA e teste de Tukey.  O resultado obtido na análise sensorial indica que não há diferença significativa entre as amostras para todos os atributos avaliados (cor, sabor salgado, odor e textura). Assim, é viável em relação aos aspectos sensoriais estudados a redução de até 38.2% do teor de sódio para este tipo de produto, sendo que para o mesmo ser considerado light necessitamos de apenas 25% de redução do teor de sódio.
description O consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas. As causas possíveis para o aumento da incidência da hipertensão arterial é o consumo de alimentos industrializados, enlatados, defumados, com processo de salga entre outros, o que leva ao consumo de grandes quantidades de sódio, maior do que o necessário para o corpo humano. O queijo mozzarella é o mais fabricado e consumido no Brasil e a fonte salina utilizada neste produto é o cloreto de sódio. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar quatro amostras de queijo mozzarella light com diferentes percentuais de redução de sódio (0, 12.7, 25.5 e 38.2%) e avaliar a qualidade destas formulações sob aspectos físico- químicos e sensoriais. A avaliação sensorial foi realizada com 100 consumidores para os atributos cor, intensidade do sabor salgado, odor e textura do produto, utilizando escala hedônica de 9 pontos, e intenção de compra em uma escala de 3 pontos. Os dados foram avaliados por ANOVA e teste de Tukey.  O resultado obtido na análise sensorial indica que não há diferença significativa entre as amostras para todos os atributos avaliados (cor, sabor salgado, odor e textura). Assim, é viável em relação aos aspectos sensoriais estudados a redução de até 38.2% do teor de sódio para este tipo de produto, sendo que para o mesmo ser considerado light necessitamos de apenas 25% de redução do teor de sódio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/318
10.7198/geintec.v4i2.318
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/318
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i2.318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/318/407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 841-849
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145197002752