Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Lílian Gomes de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Glaucio José Couri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/12
Resumo: Atualmente a educação a distância via internet esta em ascensão com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Moodle, que leva o ensino a qualquer lugar. Mas, esses ambientes pouco demonstram os aspectos afetivos dos usuários. Assim, o presente trabalho tem o intuito de auxiliar a construção de um plugin, onde o aluno demostra através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento. Através do embasamento bibliográfico no campo da educação, psicologia, sociologia e informática. Como resultado da pesquisa constatou que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. E a confecção do plugin veio auxiliar nas possibilidades comunicacionais entre os sujeitos envolvidos na EAD Online, particularmente, usuários do Moodle.
id AESPI-1_cafae298104f854b2c040821a7dfd5bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de AprendizagemAtualmente a educação a distância via internet esta em ascensão com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Moodle, que leva o ensino a qualquer lugar. Mas, esses ambientes pouco demonstram os aspectos afetivos dos usuários. Assim, o presente trabalho tem o intuito de auxiliar a construção de um plugin, onde o aluno demostra através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento. Através do embasamento bibliográfico no campo da educação, psicologia, sociologia e informática. Como resultado da pesquisa constatou que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. E a confecção do plugin veio auxiliar nas possibilidades comunicacionais entre os sujeitos envolvidos na EAD Online, particularmente, usuários do Moodle.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAzevedo, Lílian Gomes deMachado, Glaucio José Couri2011-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1210.7198/geintec.v1i2.12Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 2 (2011); 57-632237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/12/53info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:20.382Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
Azevedo, Lílian Gomes de
title_short Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_fullStr Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full_unstemmed Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_sort Como Estou? Uma Ferramenta para Apresentar o Estado de Espírito num Ambiente Virtual de Aprendizagem
author Azevedo, Lílian Gomes de
author_facet Azevedo, Lílian Gomes de
Machado, Glaucio José Couri
author_role author
author2 Machado, Glaucio José Couri
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Lílian Gomes de
Machado, Glaucio José Couri
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente a educação a distância via internet esta em ascensão com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Moodle, que leva o ensino a qualquer lugar. Mas, esses ambientes pouco demonstram os aspectos afetivos dos usuários. Assim, o presente trabalho tem o intuito de auxiliar a construção de um plugin, onde o aluno demostra através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento. Através do embasamento bibliográfico no campo da educação, psicologia, sociologia e informática. Como resultado da pesquisa constatou que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. E a confecção do plugin veio auxiliar nas possibilidades comunicacionais entre os sujeitos envolvidos na EAD Online, particularmente, usuários do Moodle.
description Atualmente a educação a distância via internet esta em ascensão com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como o Moodle, que leva o ensino a qualquer lugar. Mas, esses ambientes pouco demonstram os aspectos afetivos dos usuários. Assim, o presente trabalho tem o intuito de auxiliar a construção de um plugin, onde o aluno demostra através de emoticons o seu estado de espírito naquele momento. Através do embasamento bibliográfico no campo da educação, psicologia, sociologia e informática. Como resultado da pesquisa constatou que os sistemas que percebem as emoções favorecem a interação dos participantes e ações pedagógicas, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. Além de tentar acabar com o mito existente que na educação a distância o aluno fica isolado e que não interagem emocionalmente com os colegas. E a confecção do plugin veio auxiliar nas possibilidades comunicacionais entre os sujeitos envolvidos na EAD Online, particularmente, usuários do Moodle.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/12
10.7198/geintec.v1i2.12
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/12
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v1i2.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/12/53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 1, n. 2 (2011); 57-63
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145299763200