A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco de Assis dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Braga, Maria Cleonice B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794
Resumo: O texto apresenta o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (Edugeo), formado por professores de Metodologia do Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), seus propósitos e pesquisas em andamento. Apresenta também conhecimentos produzidos por estudantes e professores orientadores durante estágio supervisionado em Geografia que teve a pesquisa como instrumento potencializador e dinamizador da prática docente, na perspectiva da formação de um professor pesquisador. Foram considerados aprendizados significativos pelos estudantes: o aprimoramento do olhar crítico sobre o espaço escolar, o exercício da escrita reflexiva (diários) e o conhecimento sobre a prática dos professores regentes, levando a outra concepção de professor. Para os professores orientadores, o processo proporcionou o refinamento do conceito de professor-pesquisador /reflexivo, vislumbrando uma educação voltada para a emancipação. 
id AGB-SP1_4e6d0886fde5465b7fdc43b8305ba1ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/794
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICAFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoProfessor Pesquisador.O texto apresenta o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (Edugeo), formado por professores de Metodologia do Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), seus propósitos e pesquisas em andamento. Apresenta também conhecimentos produzidos por estudantes e professores orientadores durante estágio supervisionado em Geografia que teve a pesquisa como instrumento potencializador e dinamizador da prática docente, na perspectiva da formação de um professor pesquisador. Foram considerados aprendizados significativos pelos estudantes: o aprimoramento do olhar crítico sobre o espaço escolar, o exercício da escrita reflexiva (diários) e o conhecimento sobre a prática dos professores regentes, levando a outra concepção de professor. Para os professores orientadores, o processo proporcionou o refinamento do conceito de professor-pesquisador /reflexivo, vislumbrando uma educação voltada para a emancipação. Boletim Paulista de Geografia2017-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794Boletim Paulista de Geografia; n. 89 (2010); 121-1302447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794/678Copyright (c) 2017 Francisco de Assis dos Santos, Maria Cleonice B. Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francisco de Assis dosBraga, Maria Cleonice B.2017-05-18T19:57:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/794Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-18T19:57:23Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
spellingShingle A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Santos, Francisco de Assis dos
Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Professor Pesquisador.
title_short A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_full A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_fullStr A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
title_sort A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
author Santos, Francisco de Assis dos
author_facet Santos, Francisco de Assis dos
Braga, Maria Cleonice B.
author_role author
author2 Braga, Maria Cleonice B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisco de Assis dos
Braga, Maria Cleonice B.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Professor Pesquisador.
topic Formação de Professores
Estágio Supervisionado
Professor Pesquisador.
description O texto apresenta o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (Edugeo), formado por professores de Metodologia do Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), seus propósitos e pesquisas em andamento. Apresenta também conhecimentos produzidos por estudantes e professores orientadores durante estágio supervisionado em Geografia que teve a pesquisa como instrumento potencializador e dinamizador da prática docente, na perspectiva da formação de um professor pesquisador. Foram considerados aprendizados significativos pelos estudantes: o aprimoramento do olhar crítico sobre o espaço escolar, o exercício da escrita reflexiva (diários) e o conhecimento sobre a prática dos professores regentes, levando a outra concepção de professor. Para os professores orientadores, o processo proporcionou o refinamento do conceito de professor-pesquisador /reflexivo, vislumbrando uma educação voltada para a emancipação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/794/678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Francisco de Assis dos Santos, Maria Cleonice B. Braga
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Francisco de Assis dos Santos, Maria Cleonice B. Braga
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 89 (2010); 121-130
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014256447488