Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jahan Natanael Domingos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2202
Resumo: Ao passo de compreender a geografia social pela perspectiva ontológica, perscrutou-se, com mais ênfase, dois conceitos: o fato social e o Espaço social. O fato geográfico, enquanto acometimento social ao indivíduo, sustentado pelo lugar e originado pela paisagem, refere-se a uma espacialidade social do Espaço da sociedade, ou, no conluio, na socialidade espaciológica. Dessa forma, tem-se que, na relação social e na espacial, afigura-se na intersubjetividade (da linguagem) com a interobjetividade (das entidades), uma fundamentação ontológica da experiencialidade socioespacial fundamentando os fatos geográficos na suspensão Terra à sua ontologia: o Mundo. Enquanto base para se pensar a geograficidade social, estima-se refletir sobre a fundamentação existencial no conceito-percurso de habitação-trabalho, atribuindo-lhe entrelugares e extralugares em sua abertura. Isto é, na habitação (telúrica) e na terrena (cultivação e edificação), tem-se, consoante-evocativo, a abertura da experiência de trabalho (rumo à alimentação, abrigo e circulação), fomentando a ligação existencial. Evoca-se, no Espaço social, uma dinâmica entre o nomadismo – de fortes relações sociais – e de sedentarismo que, enfraquecidas, ressalta o caráter territorial enquanto fundamento desse Espaço social que engloba, tanto o homem social quanto o homem superior e o homem vil. Os lugares, pois, na situação capitalista, ressaltam o prático-inerte, os objetos, já que, não raro, conhecem-se mais lugares que humanos, sendo eles o sujeito. Assim, a fluidez do território clama pela viscosidade dos lugares. Tem-se, por fim, a geografia social perscrutada em sua epistemologia pela ontologia.
id AGB-SP1_530158259b1cb3c6835b10c594913339
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2202
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço socialPensamento geográficoGeografia existencialOntologiaSociedadeAo passo de compreender a geografia social pela perspectiva ontológica, perscrutou-se, com mais ênfase, dois conceitos: o fato social e o Espaço social. O fato geográfico, enquanto acometimento social ao indivíduo, sustentado pelo lugar e originado pela paisagem, refere-se a uma espacialidade social do Espaço da sociedade, ou, no conluio, na socialidade espaciológica. Dessa forma, tem-se que, na relação social e na espacial, afigura-se na intersubjetividade (da linguagem) com a interobjetividade (das entidades), uma fundamentação ontológica da experiencialidade socioespacial fundamentando os fatos geográficos na suspensão Terra à sua ontologia: o Mundo. Enquanto base para se pensar a geograficidade social, estima-se refletir sobre a fundamentação existencial no conceito-percurso de habitação-trabalho, atribuindo-lhe entrelugares e extralugares em sua abertura. Isto é, na habitação (telúrica) e na terrena (cultivação e edificação), tem-se, consoante-evocativo, a abertura da experiência de trabalho (rumo à alimentação, abrigo e circulação), fomentando a ligação existencial. Evoca-se, no Espaço social, uma dinâmica entre o nomadismo – de fortes relações sociais – e de sedentarismo que, enfraquecidas, ressalta o caráter territorial enquanto fundamento desse Espaço social que engloba, tanto o homem social quanto o homem superior e o homem vil. Os lugares, pois, na situação capitalista, ressaltam o prático-inerte, os objetos, já que, não raro, conhecem-se mais lugares que humanos, sendo eles o sujeito. Assim, a fluidez do território clama pela viscosidade dos lugares. Tem-se, por fim, a geografia social perscrutada em sua epistemologia pela ontologia.AGB - Seção São Paulo2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2202Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 120-1372447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2202/1805Copyright (c) 2022 Jahan Natanael Domingos Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Jahan Natanael Domingos2023-02-28T09:47:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2202Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:33Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
title Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
spellingShingle Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
Lopes, Jahan Natanael Domingos
Pensamento geográfico
Geografia existencial
Ontologia
Sociedade
title_short Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
title_full Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
title_fullStr Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
title_full_unstemmed Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
title_sort Geografia social e ontologia:: do fato geográfico ao Espaço social
author Lopes, Jahan Natanael Domingos
author_facet Lopes, Jahan Natanael Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jahan Natanael Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento geográfico
Geografia existencial
Ontologia
Sociedade
topic Pensamento geográfico
Geografia existencial
Ontologia
Sociedade
description Ao passo de compreender a geografia social pela perspectiva ontológica, perscrutou-se, com mais ênfase, dois conceitos: o fato social e o Espaço social. O fato geográfico, enquanto acometimento social ao indivíduo, sustentado pelo lugar e originado pela paisagem, refere-se a uma espacialidade social do Espaço da sociedade, ou, no conluio, na socialidade espaciológica. Dessa forma, tem-se que, na relação social e na espacial, afigura-se na intersubjetividade (da linguagem) com a interobjetividade (das entidades), uma fundamentação ontológica da experiencialidade socioespacial fundamentando os fatos geográficos na suspensão Terra à sua ontologia: o Mundo. Enquanto base para se pensar a geograficidade social, estima-se refletir sobre a fundamentação existencial no conceito-percurso de habitação-trabalho, atribuindo-lhe entrelugares e extralugares em sua abertura. Isto é, na habitação (telúrica) e na terrena (cultivação e edificação), tem-se, consoante-evocativo, a abertura da experiência de trabalho (rumo à alimentação, abrigo e circulação), fomentando a ligação existencial. Evoca-se, no Espaço social, uma dinâmica entre o nomadismo – de fortes relações sociais – e de sedentarismo que, enfraquecidas, ressalta o caráter territorial enquanto fundamento desse Espaço social que engloba, tanto o homem social quanto o homem superior e o homem vil. Os lugares, pois, na situação capitalista, ressaltam o prático-inerte, os objetos, já que, não raro, conhecem-se mais lugares que humanos, sendo eles o sujeito. Assim, a fluidez do território clama pela viscosidade dos lugares. Tem-se, por fim, a geografia social perscrutada em sua epistemologia pela ontologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2202
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2202/1805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jahan Natanael Domingos Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jahan Natanael Domingos Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 120-137
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013011787776