O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. |
id |
AGB-SP1_563a90aa61855bb4b88f51eaedc5d56a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em focoGeografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. Boletim Paulista de Geografia2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423Boletim Paulista de Geografia; n. 94 (2016); 47-642447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423/545Copyright (c) 2016 Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessTomita, Luzia Mitiko SaitoTorres, Eloiza CristianeFonseca, Ricardo Lopes2016-07-28T08:37:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2016-07-28T08:37:23Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
title |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
spellingShingle |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco Tomita, Luzia Mitiko Saito Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual. |
title_short |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
title_full |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
title_fullStr |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
title_full_unstemmed |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
title_sort |
O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco |
author |
Tomita, Luzia Mitiko Saito |
author_facet |
Tomita, Luzia Mitiko Saito Torres, Eloiza Cristiane Fonseca, Ricardo Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Eloiza Cristiane Fonseca, Ricardo Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomita, Luzia Mitiko Saito Torres, Eloiza Cristiane Fonseca, Ricardo Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual. |
topic |
Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual. |
description |
O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423/545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonseca info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonseca |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 94 (2016); 47-64 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046013686022144 |