O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomita, Luzia Mitiko Saito
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Torres, Eloiza Cristiane, Fonseca, Ricardo Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. 
id AGB-SP1_563a90aa61855bb4b88f51eaedc5d56a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em focoGeografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. Boletim Paulista de Geografia2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423Boletim Paulista de Geografia; n. 94 (2016); 47-642447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423/545Copyright (c) 2016 Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessTomita, Luzia Mitiko SaitoTorres, Eloiza CristianeFonseca, Ricardo Lopes2016-07-28T08:37:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/423Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2016-07-28T08:37:23Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
title O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
spellingShingle O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
Tomita, Luzia Mitiko Saito
Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.
title_short O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
title_full O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
title_fullStr O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
title_full_unstemmed O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
title_sort O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco
author Tomita, Luzia Mitiko Saito
author_facet Tomita, Luzia Mitiko Saito
Torres, Eloiza Cristiane
Fonseca, Ricardo Lopes
author_role author
author2 Torres, Eloiza Cristiane
Fonseca, Ricardo Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomita, Luzia Mitiko Saito
Torres, Eloiza Cristiane
Fonseca, Ricardo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.
topic Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.
description O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/423/545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonseca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonseca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 94 (2016); 47-64
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013686022144