Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Raylen Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bagio, Viviane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1282
Resumo: O mapa conceitual é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada como técnica para ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. E, considerando tal potencialidade, o presente estudo de abordagem qualitativa utilizando da pesquisa-ação, objetivou analisar a produção de mapas conceituais antes e após o estudo do sistema digestório, para explicitar a aprendizagem significativa mediada pelas operações de pensamento utilizadas e relações entre os conceitos. Como dados de pesquisa foram analisados os mapas produzidos por quatro alunas do 8º ano do ensino fundamental, a fim de refletir como evidenciam os conhecimentos prévios e as possíveis aprendizagens. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa desde a compreensão sobre a estratégia do mapa conceitual, as operações de pensamento mobilizadas e aprimoradas em sua elaboração, associado ainda à teoria da aprendizagem significativa. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de perceber como essa estratégia tem sido proposta nos estudos relacionados ao ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental enquanto instrumento de coleta de dados. A análise dos dados, coletados nos dois momentos da pesquisa, evidencia que o mapa conceitual pode ser compreendido como uma estratégia potencialmente significativa para a aprendizagem. Consideramos que ele possibilitou evidenciar os conhecimentos prévios, desvelar o desenvolvimento das operações de pensamento predominantes nesta técnica e expressar a rede de relações conceituais que as alunas construíram, além de destacar a necessidade de o professor atuar na perspectiva mediadora do processo ensino-aprendizagem.
id UFOPA-1_71164f68dc218e43ef37baf842fb9f92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1282
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
spelling Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didáticoMapa conceitualAprendizagem significativaEnsino de CiênciasO mapa conceitual é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada como técnica para ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. E, considerando tal potencialidade, o presente estudo de abordagem qualitativa utilizando da pesquisa-ação, objetivou analisar a produção de mapas conceituais antes e após o estudo do sistema digestório, para explicitar a aprendizagem significativa mediada pelas operações de pensamento utilizadas e relações entre os conceitos. Como dados de pesquisa foram analisados os mapas produzidos por quatro alunas do 8º ano do ensino fundamental, a fim de refletir como evidenciam os conhecimentos prévios e as possíveis aprendizagens. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa desde a compreensão sobre a estratégia do mapa conceitual, as operações de pensamento mobilizadas e aprimoradas em sua elaboração, associado ainda à teoria da aprendizagem significativa. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de perceber como essa estratégia tem sido proposta nos estudos relacionados ao ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental enquanto instrumento de coleta de dados. A análise dos dados, coletados nos dois momentos da pesquisa, evidencia que o mapa conceitual pode ser compreendido como uma estratégia potencialmente significativa para a aprendizagem. Consideramos que ele possibilitou evidenciar os conhecimentos prévios, desvelar o desenvolvimento das operações de pensamento predominantes nesta técnica e expressar a rede de relações conceituais que as alunas construíram, além de destacar a necessidade de o professor atuar na perspectiva mediadora do processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/128210.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282Revista Exitus; v. 10 (2020); e0201132237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1282/953Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Raylen Pereira deBagio, Viviane Aparecida2020-08-07T00:31:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1282Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.951600Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
title Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
spellingShingle Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
Ramos, Raylen Pereira de
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Ensino de Ciências
Ramos, Raylen Pereira de
Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Ensino de Ciências
title_short Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
title_full Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
title_fullStr Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
title_full_unstemmed Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
title_sort Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático
author Ramos, Raylen Pereira de
author_facet Ramos, Raylen Pereira de
Ramos, Raylen Pereira de
Bagio, Viviane Aparecida
Bagio, Viviane Aparecida
author_role author
author2 Bagio, Viviane Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Raylen Pereira de
Bagio, Viviane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Ensino de Ciências
topic Mapa conceitual
Aprendizagem significativa
Ensino de Ciências
description O mapa conceitual é uma estratégia pedagógica que pode ser utilizada como técnica para ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. E, considerando tal potencialidade, o presente estudo de abordagem qualitativa utilizando da pesquisa-ação, objetivou analisar a produção de mapas conceituais antes e após o estudo do sistema digestório, para explicitar a aprendizagem significativa mediada pelas operações de pensamento utilizadas e relações entre os conceitos. Como dados de pesquisa foram analisados os mapas produzidos por quatro alunas do 8º ano do ensino fundamental, a fim de refletir como evidenciam os conhecimentos prévios e as possíveis aprendizagens. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa desde a compreensão sobre a estratégia do mapa conceitual, as operações de pensamento mobilizadas e aprimoradas em sua elaboração, associado ainda à teoria da aprendizagem significativa. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de perceber como essa estratégia tem sido proposta nos estudos relacionados ao ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental enquanto instrumento de coleta de dados. A análise dos dados, coletados nos dois momentos da pesquisa, evidencia que o mapa conceitual pode ser compreendido como uma estratégia potencialmente significativa para a aprendizagem. Consideramos que ele possibilitou evidenciar os conhecimentos prévios, desvelar o desenvolvimento das operações de pensamento predominantes nesta técnica e expressar a rede de relações conceituais que as alunas construíram, além de destacar a necessidade de o professor atuar na perspectiva mediadora do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1282
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1282
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1282/953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020113
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1822183025893441537
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282