A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925 |
Resumo: | A Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido... |
id |
AGB-SP1_ad62ee3e2cb433dc3975215d045abf5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIARedaçãocontextoensinogeografiaA Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido... Boletim Paulista de Geografia2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925Boletim Paulista de Geografia; n. 70 (1992); 23-342447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925/818Copyright (c) 2017 Christian Dennys Monteiro de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Christian Dennys Monteiro de2017-05-24T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-24T18:16:51Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
title |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA Oliveira, Christian Dennys Monteiro de Redação contexto ensino geografia |
title_short |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
title_full |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
title_sort |
A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA |
author |
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de |
author_facet |
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação contexto ensino geografia |
topic |
Redação contexto ensino geografia |
description |
A Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido... |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925/818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Christian Dennys Monteiro de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Christian Dennys Monteiro de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 70 (1992); 23-34 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014907613184 |