A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925
Resumo: A Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido...    
id AGB-SP1_ad62ee3e2cb433dc3975215d045abf5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIARedaçãocontextoensinogeografiaA Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido...    Boletim Paulista de Geografia2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925Boletim Paulista de Geografia; n. 70 (1992); 23-342447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925/818Copyright (c) 2017 Christian Dennys Monteiro de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Christian Dennys Monteiro de2017-05-24T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-24T18:16:51Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
title A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
spellingShingle A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Redação
contexto
ensino
geografia
title_short A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
title_full A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
title_fullStr A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
title_sort A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA
author Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
author_facet Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Redação
contexto
ensino
geografia
topic Redação
contexto
ensino
geografia
description A Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido...    
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925/818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Christian Dennys Monteiro de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Christian Dennys Monteiro de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 70 (1992); 23-34
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014907613184