Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995 |
Resumo: | O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar. |
id |
AGB-SP1_d616b39a2db650527d20fc79d455dd94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1995 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.Formação de professoresTrabalho docenteDiretrizes CurricularesProfessor de novo tipo.O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar.AGB - Seção São Paulo2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 67-922447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995/1680Copyright (c) 2021 Rodrigo Coutinho Andrade, Luana Ferreira Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Rodrigo CoutinhoCorreia, Luana Ferreira2023-02-28T09:50:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1995Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:50:44Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
title |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
spellingShingle |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. Andrade, Rodrigo Coutinho Formação de professores Trabalho docente Diretrizes Curriculares Professor de novo tipo. |
title_short |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
title_full |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
title_fullStr |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
title_sort |
Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. |
author |
Andrade, Rodrigo Coutinho |
author_facet |
Andrade, Rodrigo Coutinho Correia, Luana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Luana Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Rodrigo Coutinho Correia, Luana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Trabalho docente Diretrizes Curriculares Professor de novo tipo. |
topic |
Formação de professores Trabalho docente Diretrizes Curriculares Professor de novo tipo. |
description |
O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995/1680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rodrigo Coutinho Andrade, Luana Ferreira Correia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rodrigo Coutinho Andrade, Luana Ferreira Correia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 67-92 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046012947824640 |