Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rodrigo Coutinho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, Luana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995
Resumo: O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar.
id AGB-SP1_d616b39a2db650527d20fc79d455dd94
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1995
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.Formação de professoresTrabalho docenteDiretrizes CurricularesProfessor de novo tipo.O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar.AGB - Seção São Paulo2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 67-922447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995/1680Copyright (c) 2021 Rodrigo Coutinho Andrade, Luana Ferreira Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Rodrigo CoutinhoCorreia, Luana Ferreira2023-02-28T09:50:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1995Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:50:44Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
title Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
spellingShingle Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
Andrade, Rodrigo Coutinho
Formação de professores
Trabalho docente
Diretrizes Curriculares
Professor de novo tipo.
title_short Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
title_full Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
title_fullStr Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
title_full_unstemmed Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
title_sort Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
author Andrade, Rodrigo Coutinho
author_facet Andrade, Rodrigo Coutinho
Correia, Luana Ferreira
author_role author
author2 Correia, Luana Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rodrigo Coutinho
Correia, Luana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Trabalho docente
Diretrizes Curriculares
Professor de novo tipo.
topic Formação de professores
Trabalho docente
Diretrizes Curriculares
Professor de novo tipo.
description O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995/1680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rodrigo Coutinho Andrade, Luana Ferreira Correia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rodrigo Coutinho Andrade, Luana Ferreira Correia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 67-92
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046012947824640