A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória, Andrea Coelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior.
id AGB-SP1_ff2b56d127c6b4a97f6fe744371fc0bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1459
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolaresFormação de professoresPedagogiaLinguagem CartográficaCartografia para Crianças e Escolares.O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior.Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 21-332447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459/1312Copyright (c) 2018 Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Andrea CoelhoAzevedo, Thais Angela Cavalheiro de2018-10-24T17:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1459Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:57Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
title A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
spellingShingle A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
Lastória, Andrea Coelho
Formação de professores
Pedagogia
Linguagem Cartográfica
Cartografia para Crianças e Escolares.
title_short A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
title_full A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
title_fullStr A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
title_full_unstemmed A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
title_sort A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
author Lastória, Andrea Coelho
author_facet Lastória, Andrea Coelho
Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de
author_role author
author2 Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória, Andrea Coelho
Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pedagogia
Linguagem Cartográfica
Cartografia para Crianças e Escolares.
topic Formação de professores
Pedagogia
Linguagem Cartográfica
Cartografia para Crianças e Escolares.
description O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459/1312
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 21-33
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046017073971200