A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior. |
id |
AGB-SP1_ff2b56d127c6b4a97f6fe744371fc0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1459 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolaresFormação de professoresPedagogiaLinguagem CartográficaCartografia para Crianças e Escolares.O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior.Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 21-332447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459/1312Copyright (c) 2018 Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Andrea CoelhoAzevedo, Thais Angela Cavalheiro de2018-10-24T17:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1459Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:57Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
title |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
spellingShingle |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares Lastória, Andrea Coelho Formação de professores Pedagogia Linguagem Cartográfica Cartografia para Crianças e Escolares. |
title_short |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
title_full |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
title_fullStr |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
title_full_unstemmed |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
title_sort |
A formação de professores paulistas e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares |
author |
Lastória, Andrea Coelho |
author_facet |
Lastória, Andrea Coelho Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lastória, Andrea Coelho Azevedo, Thais Angela Cavalheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Pedagogia Linguagem Cartográfica Cartografia para Crianças e Escolares. |
topic |
Formação de professores Pedagogia Linguagem Cartográfica Cartografia para Crianças e Escolares. |
description |
O presente trabalho apresenta reflexões acerca de processos de formação de professores do Estado de São Paulo e o ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica para crianças e escolares. Ressaltamos a relevância da Cartografia como importante linguagem a ser aprendida e ensinada por professores desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutimos a problemática em torno do referido componente curricular no currículo dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como, a fragilidade de sua realidade no cotidiano escolar. Realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, focalizando nos procedimentos de análise de dados documentais formais e nas observações de relatos de pedagogos em formação, tanto inicial, quanto continuada. Encontramos em todos os Projetos Políticos Pedagógicos investigados a presença de noções e conceitos relacionados à Cartografia. Observamos, nas oficinas de formação de professores, que para muitos docentes as práticas que contemplam a Cartografia ainda são vistas como novidade. Destacamos o interesse dos docentes em contemplar a Cartografia em suas práticas educativas, tendo em vista subsidiar a leitura e compreensão do mundo e as ações voltadas para a localidade dos estudantes. Apontamos inconsistências presentes entre o currículo formal e o real e discrepâncias entre os currículos desenvolvidos nas diferentes instituições de ensino superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1459/1312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Andrea Coelho Lastória, Thais Angela Cavalheiro de Azevedo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 21-33 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046017073971200 |