MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schreiber, Dusan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/94
Resumo: A inovação, como diferencial competitivo, começou a fazer parte do repertório das organizações, com maior ênfase, nas últimas décadas do século passado, apesar de ter sido apontado já no início do século, como aspecto relevante, para a gestão organizacional. No entanto, com cada vez maior número de organizações investindo em inovação e com a aceleração do ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico, os custos de inovação cresceram de tal forma, que se tornaram inacessíveis para as empresas de micro e pequeno porte. Ao mesmo tempo, percebe-se que as instituições de ensino, da maioria dos países, tem recebido investimentos de vulto para a organização de sua estrutura laboratorial e promovido a capacitação de técnicos especializados. Desta forma constatou-se a situação de alocação ineficiente de recursos para a pesquisa e desenvolvimento, com as instituições de ensino e pesquisa, dedicadas à pesquisa científica, descolada da realidade empresarial, e de outro lado, as empresas, enfrentando custos crescentes para inovar e se manterem competitivas no mercado. Com o intuito de solucionar o impasse, foi concebido, no final dos anos sessenta, o modelo Triple Helix, por meio do qual é promovida a interação entre o meio acadêmico e empresarial, gerindo os custos de inovação de forma mais eficiente. A importância deste modelo se percebe com maior destaque no caso de MPE´s - empresas de micro e pequeno porte. O presentre artigo relata o caso de rede de pequenas empresas que reduziram os custos de P&D por meio do referido modelo.
id ANEGEPE_29018159fff7e85682de9c6573a35fac
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/94
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´SEstratégia. Inovação. Rede de MPEs. Gestão de custos. Triple Helix.A inovação, como diferencial competitivo, começou a fazer parte do repertório das organizações, com maior ênfase, nas últimas décadas do século passado, apesar de ter sido apontado já no início do século, como aspecto relevante, para a gestão organizacional. No entanto, com cada vez maior número de organizações investindo em inovação e com a aceleração do ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico, os custos de inovação cresceram de tal forma, que se tornaram inacessíveis para as empresas de micro e pequeno porte. Ao mesmo tempo, percebe-se que as instituições de ensino, da maioria dos países, tem recebido investimentos de vulto para a organização de sua estrutura laboratorial e promovido a capacitação de técnicos especializados. Desta forma constatou-se a situação de alocação ineficiente de recursos para a pesquisa e desenvolvimento, com as instituições de ensino e pesquisa, dedicadas à pesquisa científica, descolada da realidade empresarial, e de outro lado, as empresas, enfrentando custos crescentes para inovar e se manterem competitivas no mercado. Com o intuito de solucionar o impasse, foi concebido, no final dos anos sessenta, o modelo Triple Helix, por meio do qual é promovida a interação entre o meio acadêmico e empresarial, gerindo os custos de inovação de forma mais eficiente. A importância deste modelo se percebe com maior destaque no caso de MPE´s - empresas de micro e pequeno porte. O presentre artigo relata o caso de rede de pequenas empresas que reduziram os custos de P&D por meio do referido modelo.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2014-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/9410.14211/regepe.v2i3.94REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 3 (2013): Sept./Dec.; 106-133REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 3 (2013): sept./dic.; 106-133REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 3 (2013): set./dez.; 106-1332965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/94/83Schreiber, Dusaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:57:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/94Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T12:57:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
title MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
spellingShingle MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
Schreiber, Dusan
Estratégia. Inovação. Rede de MPEs. Gestão de custos. Triple Helix.
title_short MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
title_full MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
title_fullStr MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
title_full_unstemmed MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
title_sort MODELO TRIPLE HELIX COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CUSTOS EM INOVAÇÃO EM REDES DE MPE´S
author Schreiber, Dusan
author_facet Schreiber, Dusan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schreiber, Dusan
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia. Inovação. Rede de MPEs. Gestão de custos. Triple Helix.
topic Estratégia. Inovação. Rede de MPEs. Gestão de custos. Triple Helix.
description A inovação, como diferencial competitivo, começou a fazer parte do repertório das organizações, com maior ênfase, nas últimas décadas do século passado, apesar de ter sido apontado já no início do século, como aspecto relevante, para a gestão organizacional. No entanto, com cada vez maior número de organizações investindo em inovação e com a aceleração do ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico, os custos de inovação cresceram de tal forma, que se tornaram inacessíveis para as empresas de micro e pequeno porte. Ao mesmo tempo, percebe-se que as instituições de ensino, da maioria dos países, tem recebido investimentos de vulto para a organização de sua estrutura laboratorial e promovido a capacitação de técnicos especializados. Desta forma constatou-se a situação de alocação ineficiente de recursos para a pesquisa e desenvolvimento, com as instituições de ensino e pesquisa, dedicadas à pesquisa científica, descolada da realidade empresarial, e de outro lado, as empresas, enfrentando custos crescentes para inovar e se manterem competitivas no mercado. Com o intuito de solucionar o impasse, foi concebido, no final dos anos sessenta, o modelo Triple Helix, por meio do qual é promovida a interação entre o meio acadêmico e empresarial, gerindo os custos de inovação de forma mais eficiente. A importância deste modelo se percebe com maior destaque no caso de MPE´s - empresas de micro e pequeno porte. O presentre artigo relata o caso de rede de pequenas empresas que reduziram os custos de P&D por meio do referido modelo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/94
10.14211/regepe.v2i3.94
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/94
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v2i3.94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/94/83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 3 (2013): Sept./Dec.; 106-133
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 3 (2013): sept./dic.; 106-133
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 3 (2013): set./dez.; 106-133
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217295372288