MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Glessia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dacorso, Antônio Luiz Rocha, Montenegro, Ludmilla Meyer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/346
Resumo: Esse artigo ensaístico explora como as características interpessoais e gerenciais do gestor podem influenciar no uso do modelo de inovação aberta nas organizações de pequeno porte. Optou-se por agregar aos entendimentos acerca da inovação aberta as concepções básicas do organizing de Karl Weick (1973) para a compreensão da lógica cognitiva dos gestores e dos aspectos culturais das organizações. Os indícios teóricos apontaram que no contexto dos pequenos empreendimentos o modelo é fortemente influenciado pelas características interpessoais do gestor, grau de institucionalização da empresa, bem como por sua cultura e identidade. O modelo de inovação aberta precisa não apenas ser “lido” (interpretado) pelos gestores que irão incorporá-lo e utilizá-lo, mas também precisa fazer sentido para eles. Nesse sentido, para a efetiva adoção do modelo de inovação aberta se faz necessário criar uma atmosfera propícia à captação das novas fontes de valor, mudando o foco da empresa para a forma aberta de encarar a competição empresarial e tendo no gestor o principal responsável por essa mudança. Como contribuição dessa pesquisa está a análise baseada no indivíduo-gestor como forma de compreender a efetividade do modelo de inovação aberta nos empreendimentos de pequeno porte, em que a figura do dono e do gestor muitas vezes se confunde.
id ANEGEPE_54d325d9ff4630fd5f408ae40f2dca01
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/346
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTASModelo de Inovação AbertaOrganizingCultura OrganizacionalGestorPequenos EmpreendimentosEsse artigo ensaístico explora como as características interpessoais e gerenciais do gestor podem influenciar no uso do modelo de inovação aberta nas organizações de pequeno porte. Optou-se por agregar aos entendimentos acerca da inovação aberta as concepções básicas do organizing de Karl Weick (1973) para a compreensão da lógica cognitiva dos gestores e dos aspectos culturais das organizações. Os indícios teóricos apontaram que no contexto dos pequenos empreendimentos o modelo é fortemente influenciado pelas características interpessoais do gestor, grau de institucionalização da empresa, bem como por sua cultura e identidade. O modelo de inovação aberta precisa não apenas ser “lido” (interpretado) pelos gestores que irão incorporá-lo e utilizá-lo, mas também precisa fazer sentido para eles. Nesse sentido, para a efetiva adoção do modelo de inovação aberta se faz necessário criar uma atmosfera propícia à captação das novas fontes de valor, mudando o foco da empresa para a forma aberta de encarar a competição empresarial e tendo no gestor o principal responsável por essa mudança. Como contribuição dessa pesquisa está a análise baseada no indivíduo-gestor como forma de compreender a efetividade do modelo de inovação aberta nos empreendimentos de pequeno porte, em que a figura do dono e do gestor muitas vezes se confunde.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/34610.14211/regepe.v5i2.346REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 2 (2016): May/Aug.; 03-23REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 2 (2016): mayo/ago.; 03-23REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 2 (2016): maio/ago.; 03-232965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/346/pdfSilva, GlessiaDacorso, Antônio Luiz RochaMontenegro, Ludmilla Meyerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:08:37Zoai:ojs.regepe.org.br:article/346Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:08:37Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
title MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
spellingShingle MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
Silva, Glessia
Modelo de Inovação Aberta
Organizing
Cultura Organizacional
Gestor
Pequenos Empreendimentos
title_short MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
title_full MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
title_fullStr MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
title_full_unstemmed MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
title_sort MAIS DO QUE NEGÓCIOS ABERTOS, MENTES ABERTAS
author Silva, Glessia
author_facet Silva, Glessia
Dacorso, Antônio Luiz Rocha
Montenegro, Ludmilla Meyer
author_role author
author2 Dacorso, Antônio Luiz Rocha
Montenegro, Ludmilla Meyer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Glessia
Dacorso, Antônio Luiz Rocha
Montenegro, Ludmilla Meyer
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de Inovação Aberta
Organizing
Cultura Organizacional
Gestor
Pequenos Empreendimentos
topic Modelo de Inovação Aberta
Organizing
Cultura Organizacional
Gestor
Pequenos Empreendimentos
description Esse artigo ensaístico explora como as características interpessoais e gerenciais do gestor podem influenciar no uso do modelo de inovação aberta nas organizações de pequeno porte. Optou-se por agregar aos entendimentos acerca da inovação aberta as concepções básicas do organizing de Karl Weick (1973) para a compreensão da lógica cognitiva dos gestores e dos aspectos culturais das organizações. Os indícios teóricos apontaram que no contexto dos pequenos empreendimentos o modelo é fortemente influenciado pelas características interpessoais do gestor, grau de institucionalização da empresa, bem como por sua cultura e identidade. O modelo de inovação aberta precisa não apenas ser “lido” (interpretado) pelos gestores que irão incorporá-lo e utilizá-lo, mas também precisa fazer sentido para eles. Nesse sentido, para a efetiva adoção do modelo de inovação aberta se faz necessário criar uma atmosfera propícia à captação das novas fontes de valor, mudando o foco da empresa para a forma aberta de encarar a competição empresarial e tendo no gestor o principal responsável por essa mudança. Como contribuição dessa pesquisa está a análise baseada no indivíduo-gestor como forma de compreender a efetividade do modelo de inovação aberta nos empreendimentos de pequeno porte, em que a figura do dono e do gestor muitas vezes se confunde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/346
10.14211/regepe.v5i2.346
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/346
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v5i2.346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/346/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 2 (2016): May/Aug.; 03-23
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 2 (2016): mayo/ago.; 03-23
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 2 (2016): maio/ago.; 03-23
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217375064064