EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Renato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araujo, Veneziano, Mascarini, Suelene, Silva, Andrea Oliveira, Ascúa, Ruben
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
DOI: 10.14211/regepe.v1i3.39
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/39
Resumo: As atividades de empreendedorismo acadêmico vêm recebendo crescente atenção na literatura e entre os formuladores de políticas públicas, principalmente pela sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países. Inserido nesse contexto, este trabalho aplica uma metodologia por meio de um survey junto a estudantes universitários que procura identificar os principais fatores que estimulam a criação de empresas. Os principais resultados mostram que a propensão a assumir risco, a proximidade a outros empreendedores e o desenvolvimento de uma ideia para o empreendimento são os principais fatores que influenciam a propensão à criação de empresas. Além desses, a busca de poder e a possibilidade de colocar em prática suas próprias ideias também são importantes motivadores ao empreendedorismo acadêmico. Esses resultados trazem consigo importantes implicações para a atuação da universidade no estímulo à criação de empresas.
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