AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/367 |
Resumo: | O mercado de franquias no Brasil, apesar de movimentar bilhões de reais, é composto de milhares de unidades franqueadas, constituídas na forma de micro e pequenas empresas. Assim a avaliação dessas unidades franqueadas em geral não se utiliza do método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD, devido às dificuldades da aplicação desse método a pequenas empresas, mas vale-se, alternativamente, da avaliação por meio de múltiplos de receita, a qual sofre críticas acadêmicas. O trabalho argumenta, utilizando-se do método do estudo de caso, que especificamente para as franquias empresariais enquadradas como Micro e Pequenas Empresas - MPEs, devido a suas próprias características enquanto negócio, a utilização da avaliação por múltiplos é bastante razoável, convergindo em valores com a avaliação pelo FCD e sendo assim uma boa alternativa para definição do valor da empresa. Desta forma a prática de mercado de franquias para a sua avaliação em compras e vendas de unidades franqueadas, torna-se eficiente, mesmo que por outros métodos, uma vez que converge com a técnica acadêmica do Fluxo de Caixa Descontado, sendo que os múltiplos, nesse caso específico, refletem de forma razoável, o valor intrínseco das franquias |
id |
ANEGEPE_af63e52c3d747d5fb3d006fc8b0a49a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/367 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVELFranquias EmpresariaisAvaliação de EmpresasMúltiplos de Receita.O mercado de franquias no Brasil, apesar de movimentar bilhões de reais, é composto de milhares de unidades franqueadas, constituídas na forma de micro e pequenas empresas. Assim a avaliação dessas unidades franqueadas em geral não se utiliza do método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD, devido às dificuldades da aplicação desse método a pequenas empresas, mas vale-se, alternativamente, da avaliação por meio de múltiplos de receita, a qual sofre críticas acadêmicas. O trabalho argumenta, utilizando-se do método do estudo de caso, que especificamente para as franquias empresariais enquadradas como Micro e Pequenas Empresas - MPEs, devido a suas próprias características enquanto negócio, a utilização da avaliação por múltiplos é bastante razoável, convergindo em valores com a avaliação pelo FCD e sendo assim uma boa alternativa para definição do valor da empresa. Desta forma a prática de mercado de franquias para a sua avaliação em compras e vendas de unidades franqueadas, torna-se eficiente, mesmo que por outros métodos, uma vez que converge com a técnica acadêmica do Fluxo de Caixa Descontado, sendo que os múltiplos, nesse caso específico, refletem de forma razoável, o valor intrínseco das franquiasANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/36710.14211/regepe.v5i2.367REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 2 (2016): May/Aug.; 124-145REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 2 (2016): mayo/ago.; 124-145REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 2 (2016): maio/ago.; 124-1452965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/367/pdfOlivo, Rodolfo Leandro de FariaMorilhas, Leandro JoséNielsen, Flávia Angeli GhisiCarvalho, Daniel Estima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:08:37Zoai:ojs.regepe.org.br:article/367Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:08:37Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
title |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL Olivo, Rodolfo Leandro de Faria Franquias Empresariais Avaliação de Empresas Múltiplos de Receita. |
title_short |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
title_full |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL |
author |
Olivo, Rodolfo Leandro de Faria |
author_facet |
Olivo, Rodolfo Leandro de Faria Morilhas, Leandro José Nielsen, Flávia Angeli Ghisi Carvalho, Daniel Estima de |
author_role |
author |
author2 |
Morilhas, Leandro José Nielsen, Flávia Angeli Ghisi Carvalho, Daniel Estima de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivo, Rodolfo Leandro de Faria Morilhas, Leandro José Nielsen, Flávia Angeli Ghisi Carvalho, Daniel Estima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franquias Empresariais Avaliação de Empresas Múltiplos de Receita. |
topic |
Franquias Empresariais Avaliação de Empresas Múltiplos de Receita. |
description |
O mercado de franquias no Brasil, apesar de movimentar bilhões de reais, é composto de milhares de unidades franqueadas, constituídas na forma de micro e pequenas empresas. Assim a avaliação dessas unidades franqueadas em geral não se utiliza do método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD, devido às dificuldades da aplicação desse método a pequenas empresas, mas vale-se, alternativamente, da avaliação por meio de múltiplos de receita, a qual sofre críticas acadêmicas. O trabalho argumenta, utilizando-se do método do estudo de caso, que especificamente para as franquias empresariais enquadradas como Micro e Pequenas Empresas - MPEs, devido a suas próprias características enquanto negócio, a utilização da avaliação por múltiplos é bastante razoável, convergindo em valores com a avaliação pelo FCD e sendo assim uma boa alternativa para definição do valor da empresa. Desta forma a prática de mercado de franquias para a sua avaliação em compras e vendas de unidades franqueadas, torna-se eficiente, mesmo que por outros métodos, uma vez que converge com a técnica acadêmica do Fluxo de Caixa Descontado, sendo que os múltiplos, nesse caso específico, refletem de forma razoável, o valor intrínseco das franquias |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/367 10.14211/regepe.v5i2.367 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/367 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v5i2.367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/367/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 2 (2016): May/Aug.; 124-145 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 2 (2016): mayo/ago.; 124-145 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 2 (2016): maio/ago.; 124-145 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580217385549824 |