MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo relatar uma prática de modelagem matemática realizada na disciplina de Pesquisa Operacional da UNIVATES com alunos do curso de Administração. A pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento defendida no programa de Informática na Educação da UFRGS em 2009. Durante um semestre de 2008, os alunos descreveram situações-problema empresariais relacionadas à programação linear e modelaram a respectiva situação. Cada aluno desenvolveu, no mínimo, dois modelos matemáticos e dois mapas conceituais, sendo os primeiros no início da pesquisa, e os outros ao final. Por meio de mapas e modelos matemáticos, foi possível observar algumas evidências em relação às exigências profissionais do administrador, como a capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, bem como a capacidade de pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo. As mudanças observadas nos mapas, especificamente o aumento do número de conceitos, não estão refletidas nas evoluções dos modelos matemáticos. A correlação entre o aumento do número de restrições e variáveis e o aumento no número de conceitos não é significativa. |
id |
ANGRAD-1_26734f642afa954c52a547e52feba118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/192 |
network_acronym_str |
ANGRAD-1 |
network_name_str |
Administração (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOmodelos matemáticosmapas conceituaissituações-problemaexigências profissionais.Este artigo tem por objetivo relatar uma prática de modelagem matemática realizada na disciplina de Pesquisa Operacional da UNIVATES com alunos do curso de Administração. A pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento defendida no programa de Informática na Educação da UFRGS em 2009. Durante um semestre de 2008, os alunos descreveram situações-problema empresariais relacionadas à programação linear e modelaram a respectiva situação. Cada aluno desenvolveu, no mínimo, dois modelos matemáticos e dois mapas conceituais, sendo os primeiros no início da pesquisa, e os outros ao final. Por meio de mapas e modelos matemáticos, foi possível observar algumas evidências em relação às exigências profissionais do administrador, como a capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, bem como a capacidade de pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo. As mudanças observadas nos mapas, especificamente o aumento do número de conceitos, não estão refletidas nas evoluções dos modelos matemáticos. A correlação entre o aumento do número de restrições e variáveis e o aumento no número de conceitos não é significativa.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 33-51Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 33-512358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192/155Rehfeldt, Márcia Jussara HeppZaro, Milton AntonioTimm, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:14Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/192Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:14Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp modelos matemáticos mapas conceituais situações-problema exigências profissionais. |
title_short |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
MODELAGEM MATEMÁTICA E AS NECESSIDADES PROFISSIONAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
author |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp |
author_facet |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Zaro, Milton Antonio Timm, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Zaro, Milton Antonio Timm, Maria Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Zaro, Milton Antonio Timm, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelos matemáticos mapas conceituais situações-problema exigências profissionais. |
topic |
modelos matemáticos mapas conceituais situações-problema exigências profissionais. |
description |
Este artigo tem por objetivo relatar uma prática de modelagem matemática realizada na disciplina de Pesquisa Operacional da UNIVATES com alunos do curso de Administração. A pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento defendida no programa de Informática na Educação da UFRGS em 2009. Durante um semestre de 2008, os alunos descreveram situações-problema empresariais relacionadas à programação linear e modelaram a respectiva situação. Cada aluno desenvolveu, no mínimo, dois modelos matemáticos e dois mapas conceituais, sendo os primeiros no início da pesquisa, e os outros ao final. Por meio de mapas e modelos matemáticos, foi possível observar algumas evidências em relação às exigências profissionais do administrador, como a capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, bem como a capacidade de pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo. As mudanças observadas nos mapas, especificamente o aumento do número de conceitos, não estão refletidas nas evoluções dos modelos matemáticos. A correlação entre o aumento do número de restrições e variáveis e o aumento no número de conceitos não é significativa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192 |
url |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/192/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 2 (2009): Revista da Angrad; 33-51 Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 2 (2009): Revista da Angrad; 33-51 2358-0917 2177-6083 reponame:Administração (São Paulo. Online) instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) instacron:ANGRAD |
instname_str |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
instacron_str |
ANGRAD |
institution |
ANGRAD |
reponame_str |
Administração (São Paulo. Online) |
collection |
Administração (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br |
_version_ |
1754212518776012800 |