ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges, Jacquelaine Florindo, Leal, Edvalda Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178
Resumo: O debate acerca de novos modelos de negócios e de organização tem provocado transformações no mercado de trabalho, atingindo administradores e contabilistas. Nesse contexto, este artigo trata das convergências entre as características dos Administradores e Contabilistas requeridas pelos empregadores na cidade de Uberlândia e tem como objetivo identificar e analisar espaços curriculares comuns aos dois cursos. Para tal, tem como referência o perfil indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os egressos dos dois cursos, que será confrontado com o que é esperado pelos empregadores em relação a esses profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa e também quantitativa e utiliza a análise documental e o survey como procedimentos de pesquisa. Os resultados indicam que, ao considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e Contabilidade e as exigências do mercado para esses profissionais, é possível identificar espaços curriculares comuns aos dois cursos.
id ANGRAD-1_cccf95560afb35e0c9c98a27d81b24a0
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/178
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNSperfil profissionalcompetênciaspedagogia crítica.O debate acerca de novos modelos de negócios e de organização tem provocado transformações no mercado de trabalho, atingindo administradores e contabilistas. Nesse contexto, este artigo trata das convergências entre as características dos Administradores e Contabilistas requeridas pelos empregadores na cidade de Uberlândia e tem como objetivo identificar e analisar espaços curriculares comuns aos dois cursos. Para tal, tem como referência o perfil indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os egressos dos dois cursos, que será confrontado com o que é esperado pelos empregadores em relação a esses profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa e também quantitativa e utiliza a análise documental e o survey como procedimentos de pesquisa. Os resultados indicam que, ao considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e Contabilidade e as exigências do mercado para esses profissionais, é possível identificar espaços curriculares comuns aos dois cursos.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-33Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-332358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178/142Medeiros, Cintia Rodrigues de OliveiraBorges, Jacquelaine FlorindoLeal, Edvalda Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:06Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/178Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:06Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
title ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
spellingShingle ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
perfil profissional
competências
pedagogia crítica.
title_short ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
title_full ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
title_fullStr ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
title_full_unstemmed ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
title_sort ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
author Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
author_facet Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Borges, Jacquelaine Florindo
Leal, Edvalda Araújo
author_role author
author2 Borges, Jacquelaine Florindo
Leal, Edvalda Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Borges, Jacquelaine Florindo
Leal, Edvalda Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv perfil profissional
competências
pedagogia crítica.
topic perfil profissional
competências
pedagogia crítica.
description O debate acerca de novos modelos de negócios e de organização tem provocado transformações no mercado de trabalho, atingindo administradores e contabilistas. Nesse contexto, este artigo trata das convergências entre as características dos Administradores e Contabilistas requeridas pelos empregadores na cidade de Uberlândia e tem como objetivo identificar e analisar espaços curriculares comuns aos dois cursos. Para tal, tem como referência o perfil indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os egressos dos dois cursos, que será confrontado com o que é esperado pelos empregadores em relação a esses profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa e também quantitativa e utiliza a análise documental e o survey como procedimentos de pesquisa. Os resultados indicam que, ao considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e Contabilidade e as exigências do mercado para esses profissionais, é possível identificar espaços curriculares comuns aos dois cursos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178/142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-33
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-33
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212518753992704