ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178 |
Resumo: | O debate acerca de novos modelos de negócios e de organização tem provocado transformações no mercado de trabalho, atingindo administradores e contabilistas. Nesse contexto, este artigo trata das convergências entre as características dos Administradores e Contabilistas requeridas pelos empregadores na cidade de Uberlândia e tem como objetivo identificar e analisar espaços curriculares comuns aos dois cursos. Para tal, tem como referência o perfil indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os egressos dos dois cursos, que será confrontado com o que é esperado pelos empregadores em relação a esses profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa e também quantitativa e utiliza a análise documental e o survey como procedimentos de pesquisa. Os resultados indicam que, ao considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e Contabilidade e as exigências do mercado para esses profissionais, é possível identificar espaços curriculares comuns aos dois cursos. |
id |
ANGRAD-1_cccf95560afb35e0c9c98a27d81b24a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/178 |
network_acronym_str |
ANGRAD-1 |
network_name_str |
Administração (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNSperfil profissionalcompetênciaspedagogia crítica.O debate acerca de novos modelos de negócios e de organização tem provocado transformações no mercado de trabalho, atingindo administradores e contabilistas. Nesse contexto, este artigo trata das convergências entre as características dos Administradores e Contabilistas requeridas pelos empregadores na cidade de Uberlândia e tem como objetivo identificar e analisar espaços curriculares comuns aos dois cursos. Para tal, tem como referência o perfil indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os egressos dos dois cursos, que será confrontado com o que é esperado pelos empregadores em relação a esses profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa e também quantitativa e utiliza a análise documental e o survey como procedimentos de pesquisa. Os resultados indicam que, ao considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e Contabilidade e as exigências do mercado para esses profissionais, é possível identificar espaços curriculares comuns aos dois cursos.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-33Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-332358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178/142Medeiros, Cintia Rodrigues de OliveiraBorges, Jacquelaine FlorindoLeal, Edvalda Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:06Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/178Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:06Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
title |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
spellingShingle |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira perfil profissional competências pedagogia crítica. |
title_short |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
title_full |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
title_fullStr |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
title_full_unstemmed |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
title_sort |
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: MERCADO DE TRABALHO E ESPAÇOS CURRICULARES COMUNS |
author |
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira |
author_facet |
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira Borges, Jacquelaine Florindo Leal, Edvalda Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Jacquelaine Florindo Leal, Edvalda Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira Borges, Jacquelaine Florindo Leal, Edvalda Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
perfil profissional competências pedagogia crítica. |
topic |
perfil profissional competências pedagogia crítica. |
description |
O debate acerca de novos modelos de negócios e de organização tem provocado transformações no mercado de trabalho, atingindo administradores e contabilistas. Nesse contexto, este artigo trata das convergências entre as características dos Administradores e Contabilistas requeridas pelos empregadores na cidade de Uberlândia e tem como objetivo identificar e analisar espaços curriculares comuns aos dois cursos. Para tal, tem como referência o perfil indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os egressos dos dois cursos, que será confrontado com o que é esperado pelos empregadores em relação a esses profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa e também quantitativa e utiliza a análise documental e o survey como procedimentos de pesquisa. Os resultados indicam que, ao considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Administração e Contabilidade e as exigências do mercado para esses profissionais, é possível identificar espaços curriculares comuns aos dois cursos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178 |
url |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/178/142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-33 Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 4 (2009): Revista da Angrad; 17-33 2358-0917 2177-6083 reponame:Administração (São Paulo. Online) instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) instacron:ANGRAD |
instname_str |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
instacron_str |
ANGRAD |
institution |
ANGRAD |
reponame_str |
Administração (São Paulo. Online) |
collection |
Administração (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br |
_version_ |
1754212518753992704 |