UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Contia Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges, Jacquelaine Florindo, Gomes, Laila Santana, Junqueira, Maíra Cinquini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184
Resumo: A atuação dos administradores nas organizações contemporâneas é alvo de questionamentos e, sobretudo, de críticas quanto ao “que”, “onde” e “como” esses profissionais aprendem. Os vários escândalos corporativos, noticiados pela imprensa nos últimos tempos direcionam algumas questões para aqueles que atuam na educação em Administração. Aos docentes, uma questão exige uma resposta: como conciliar a “visão crítica”, necessária para a emancipação do indivíduo, com o pragmatismo próprio do campo de atuação do administrador? Os conceitos apreendidos sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador, funcionam como lentes que levarão cada administrador a posicionar-se diante das diversas situações que a profissão lhe apresenta. Neste trabalho, explora-se uma experiência realizada com estudantes de Administração, cujo objetivo foi conciliar os fundamentos da pedagogia crítica e a educação em administração. Trata-se de um estudo exploratório em que é utilizado o resultado de uma atividade realizada pelos estudantes e seus depoimentos como fonte de pesquisa. Inicia-se apresentando as direções tomadas a respeito da formação do administrador e, em seguida, os conceitos centrais da pedagogia crítica e da teoria das representações sociais. Descreve-se então, o desenvolvimento da atividade, as técnicas utilizadas e as dificuldades encontradas no desenvolvimento do estudo. Os resultados mostram o que os estudantes fazem diante das situações paradoxais presentes na realidade social e organizacional.
id ANGRAD-1_ceb67232b98c91c198bf416d03f67be1
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/184
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃOensino de administraçãopedagogia críticarepresentação social.A atuação dos administradores nas organizações contemporâneas é alvo de questionamentos e, sobretudo, de críticas quanto ao “que”, “onde” e “como” esses profissionais aprendem. Os vários escândalos corporativos, noticiados pela imprensa nos últimos tempos direcionam algumas questões para aqueles que atuam na educação em Administração. Aos docentes, uma questão exige uma resposta: como conciliar a “visão crítica”, necessária para a emancipação do indivíduo, com o pragmatismo próprio do campo de atuação do administrador? Os conceitos apreendidos sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador, funcionam como lentes que levarão cada administrador a posicionar-se diante das diversas situações que a profissão lhe apresenta. Neste trabalho, explora-se uma experiência realizada com estudantes de Administração, cujo objetivo foi conciliar os fundamentos da pedagogia crítica e a educação em administração. Trata-se de um estudo exploratório em que é utilizado o resultado de uma atividade realizada pelos estudantes e seus depoimentos como fonte de pesquisa. Inicia-se apresentando as direções tomadas a respeito da formação do administrador e, em seguida, os conceitos centrais da pedagogia crítica e da teoria das representações sociais. Descreve-se então, o desenvolvimento da atividade, as técnicas utilizadas e as dificuldades encontradas no desenvolvimento do estudo. Os resultados mostram o que os estudantes fazem diante das situações paradoxais presentes na realidade social e organizacional.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 3 (2009): Revista da Angrad; 11-32Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 3 (2009): Revista da Angrad; 11-322358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184/148Medeiros, Contia Rodrigues de OliveiraBorges, Jacquelaine FlorindoGomes, Laila SantanaJunqueira, Maíra Cinquiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:10Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/184Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:10Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
title UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
Medeiros, Contia Rodrigues de Oliveira
ensino de administração
pedagogia crítica
representação social.
title_short UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort UM CLICK NA CIDADE: A LOCALIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ADMINISTRAÇÃO
author Medeiros, Contia Rodrigues de Oliveira
author_facet Medeiros, Contia Rodrigues de Oliveira
Borges, Jacquelaine Florindo
Gomes, Laila Santana
Junqueira, Maíra Cinquini
author_role author
author2 Borges, Jacquelaine Florindo
Gomes, Laila Santana
Junqueira, Maíra Cinquini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Contia Rodrigues de Oliveira
Borges, Jacquelaine Florindo
Gomes, Laila Santana
Junqueira, Maíra Cinquini
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de administração
pedagogia crítica
representação social.
topic ensino de administração
pedagogia crítica
representação social.
description A atuação dos administradores nas organizações contemporâneas é alvo de questionamentos e, sobretudo, de críticas quanto ao “que”, “onde” e “como” esses profissionais aprendem. Os vários escândalos corporativos, noticiados pela imprensa nos últimos tempos direcionam algumas questões para aqueles que atuam na educação em Administração. Aos docentes, uma questão exige uma resposta: como conciliar a “visão crítica”, necessária para a emancipação do indivíduo, com o pragmatismo próprio do campo de atuação do administrador? Os conceitos apreendidos sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador, funcionam como lentes que levarão cada administrador a posicionar-se diante das diversas situações que a profissão lhe apresenta. Neste trabalho, explora-se uma experiência realizada com estudantes de Administração, cujo objetivo foi conciliar os fundamentos da pedagogia crítica e a educação em administração. Trata-se de um estudo exploratório em que é utilizado o resultado de uma atividade realizada pelos estudantes e seus depoimentos como fonte de pesquisa. Inicia-se apresentando as direções tomadas a respeito da formação do administrador e, em seguida, os conceitos centrais da pedagogia crítica e da teoria das representações sociais. Descreve-se então, o desenvolvimento da atividade, as técnicas utilizadas e as dificuldades encontradas no desenvolvimento do estudo. Os resultados mostram o que os estudantes fazem diante das situações paradoxais presentes na realidade social e organizacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/184/148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 3 (2009): Revista da Angrad; 11-32
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 3 (2009): Revista da Angrad; 11-32
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212518762381312