REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Sodré da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alvarenga, Gabriela Izabel, Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/11533
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. O objetivo foi compreender como é percebida a abordagem crítica na formação do mestrando em Administração. A pedagogia crítica questiona as ideologias gerencialistas, a partir do uso de uma filosofia crítica, incentivando os estudantes a construírem uma reinterpretação crítica da gestão e da Teoria Organizacional. Procurou-se identificar o entendimento e as opiniões dos discentes. Por isso, foram realizadas entrevistas individuais com sete alunos, abrangendo desde a primeira até a terceira turma do Programa. Os resultados estão apresentados em duas categorias de análise: (a) O método de ensino no Mestrado Acadêmico em Administração, considerando as suas percepções quanto aos recursos utilizados para a exposição de posicionamentos; (b) O conteúdo crítico no Mestrado Acadêmico em Administração, incluindo a inserção ao conteúdo crítico e as percepções quanto à abordagem no Mestrado. Os resultados permitem concluir que há ainda muitas dúvidas quanto a este tipo de abordagem no curso, porém, ao mesmo tempo, percebe-se que os mestrandos acreditam ser uma possibilidade para superar os métodos e conteúdo tradicionais da Administração, evidenciando que pode ser uma contribuição do mestrado ao enfoque crítico, reflexivo e dialético na vida dos discentes.
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