Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Maria Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Venturelli, Suzete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DATJournal
Texto Completo: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/436
Resumo: This text is based on the fact that, as a result of the pandemic, teachers from numerous universities in Brazil appropriated interactive social media in convergence with existing educational platforms for the construction of teaching-learning contexts in higher education. In this sense, the article starts from the observation of the phenomenon of convergence of these media and brings to light relevant aspects of the interaction between teachers and students through an interactive computational environment that has the computer as a support. It is based on the assumption that the design of current interfaces can support improvements and/or enhancements to existing educational platforms in terms of the environment to expand the synchronous interactions necessary for learning to take place.
id ANHE-1_620d28d6d532e0ff807ee26510ce376a
oai_identifier_str oai:ojs.datjournal.anhembi.br:article/436
network_acronym_str ANHE-1
network_name_str DATJournal
repository_id_str
spelling Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemiaDesign de InteraçãoMídias sociais interativasAmbientes de ensino e aprendizagem computacionaisInteraction DesignInteractive Social Mediateaching and learning environmentsDiseño de interacciónRedes sociales interactivasEntornos de enseñanza - aprendizaje computacionalesThis text is based on the fact that, as a result of the pandemic, teachers from numerous universities in Brazil appropriated interactive social media in convergence with existing educational platforms for the construction of teaching-learning contexts in higher education. In this sense, the article starts from the observation of the phenomenon of convergence of these media and brings to light relevant aspects of the interaction between teachers and students through an interactive computational environment that has the computer as a support. It is based on the assumption that the design of current interfaces can support improvements and/or enhancements to existing educational platforms in terms of the environment to expand the synchronous interactions necessary for learning to take place.Este texto se basa en el hecho de que, a raíz de la pandemia, docentes de numerosas universidades de Brasil se apropiaron de las redes sociales interactivas en convergencia con las plataformas educativas existentes para la construcción de contextos de enseñanza-aprendizaje en la educación superior. En este sentido, el artículo parte de la observación del fenómeno de convergencia de estos medios y saca a la luz aspectos relevantes de la interacción entre profesores y estudiantes a través de un entorno computacional interactivo que tiene como soporte la computadora. Se basa en el supuesto de que el diseño de las interfaces actuales puede respaldar mejoras y / o mejoras en las plataformas educativas existentes en términos del entorno para expandir las interacciones sincrónicas necesarias para que se produzca el aprendizaje.Esse texto parte do fato de que os docentes de inúmeras universidades do Brasil, em função da pandemia, se apropriaram das mídias sociais interativas em convergência com as plataformas educacionais existentes para a construção de contextos de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesse sentido, o artigo parte da observação do fenômeno da convergência dessas mídias e traz à luz aspectos relevantes da interação entre docentes e discentes por intermédio de um ambiente interativo computacional que tem o computador como suporte. Parte-se do pressuposto que o design das interfaces atuais pode subsidiar melhorias e ou aprimoramentos das plataformas educacionais existentes no aspecto do ambiente para ampliar as interações síncronas necessárias para que a aprendizagem aconteça.Universidade Anhambi Murumbi2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/43610.29147/dat.v6i3.436DAT Journal; Vol. 6 No. 3 (2021): Design + Art + Dossiê PPG Design UFMA; 39-55DAT Journal; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Design + Art + Dossiê PPG Design UFMA; 39-55DAT Journal; v. 6 n. 3 (2021): Design + Art + Dossiê PPG Design UFMA; 39-552526-178910.29147/dat.v6i3reponame:DATJournalinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:ANHEMBIporhttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/436/315https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, Maria PaulaVenturelli, Suzete2022-03-29T12:24:57Zoai:ojs.datjournal.anhembi.br:article/436Revistahttps://datjournal.anhembi.br/datPUBhttps://datjournal.anhembi.br/dat/oai||ppgdesign@anhembi.br2526-17892526-1789opendoar:2022-03-29T12:24:57DATJournal - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
title Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
spellingShingle Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
Marcon, Maria Paula
Design de Interação
Mídias sociais interativas
Ambientes de ensino e aprendizagem computacionais
Interaction Design
Interactive Social Media
teaching and learning environments
Diseño de interacción
Redes sociales interactivas
Entornos de enseñanza - aprendizaje computacionales
title_short Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
title_full Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
title_fullStr Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
title_sort Apropriação das mídias sociais interativas como suporte na elaboração de contextos de aprendizagem em tempos de pandemia
author Marcon, Maria Paula
author_facet Marcon, Maria Paula
Venturelli, Suzete
author_role author
author2 Venturelli, Suzete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Maria Paula
Venturelli, Suzete
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Interação
Mídias sociais interativas
Ambientes de ensino e aprendizagem computacionais
Interaction Design
Interactive Social Media
teaching and learning environments
Diseño de interacción
Redes sociales interactivas
Entornos de enseñanza - aprendizaje computacionales
topic Design de Interação
Mídias sociais interativas
Ambientes de ensino e aprendizagem computacionais
Interaction Design
Interactive Social Media
teaching and learning environments
Diseño de interacción
Redes sociales interactivas
Entornos de enseñanza - aprendizaje computacionales
description This text is based on the fact that, as a result of the pandemic, teachers from numerous universities in Brazil appropriated interactive social media in convergence with existing educational platforms for the construction of teaching-learning contexts in higher education. In this sense, the article starts from the observation of the phenomenon of convergence of these media and brings to light relevant aspects of the interaction between teachers and students through an interactive computational environment that has the computer as a support. It is based on the assumption that the design of current interfaces can support improvements and/or enhancements to existing educational platforms in terms of the environment to expand the synchronous interactions necessary for learning to take place.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/436
10.29147/dat.v6i3.436
url https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/436
identifier_str_mv 10.29147/dat.v6i3.436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/436/315
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhambi Murumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhambi Murumbi
dc.source.none.fl_str_mv DAT Journal; Vol. 6 No. 3 (2021): Design + Art + Dossiê PPG Design UFMA; 39-55
DAT Journal; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Design + Art + Dossiê PPG Design UFMA; 39-55
DAT Journal; v. 6 n. 3 (2021): Design + Art + Dossiê PPG Design UFMA; 39-55
2526-1789
10.29147/dat.v6i3
reponame:DATJournal
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
reponame_str DATJournal
collection DATJournal
repository.name.fl_str_mv DATJournal - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv ||ppgdesign@anhembi.br
_version_ 1797239921750048768