Imagens da loucura no documentário brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1436 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_0b3db0bd63001dfd1a6a4e0a11d331b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1436 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Vadico, Luiz AntonioCPF:9017802863http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793486A2CPF:7405934803http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211366Z0Galante, Maria Silvia Sampaio2015-08-18T17:46:12Z2011-09-232010-04-12GALANTE, Maria Silvia Sampaio. Imagens da loucura no documentário brasileiro. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1436Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393061.pdf: 841330 bytes, checksum: aafbdac5036e4afffaae426dfea0ce6e (MD5) Previous issue date: 2010-04-12Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNesta pesquisa verificamos como a loucura é posta em cena no cinema brasileiro através do gênero documentário. Para chegarmos a esse enquadramento do tema, passamos por uma deambulação que se deteve no modo como o artista vem sendo retratado no cinema, efetuando uma longa listagem de filmes. A nosso ver o artista acaba sendo equiparado ao louco, e resolvemos investigar esse grupo. Após efetuarmos outra listagem, dessa vez relacionada aos loucos postos em cena na ficção, nos demos conta de que, no Brasil, é no território do documentário que o tema é explorado com maior freqüência e de modo mais instigante. Decididos a nos situar no panorama nacional, partimos para a seleção e análise de um grupo de filmes que tiveram circulação comercial e, até mesmo, em festivais, como: Imagens do Inconsciente, Leon Hirszman (1986); Estamira, Marcos Prado (2006); e três documentários de Miriam Chnaiderman: Dizem que sou louco (1994), Passeio pelo Recanto Silvestre (2006) e Procura-se Janaíana (2007). Eles se situam entre os anos 80 e nosso momento contemporâneo, 2009. O conceito de loucura, ou a escolha das personagens caracterizadas como loucas, não é uma atribuição feita por nós, eles são assim apontados nos próprios filmes, daí nossa busca em tentar verificar o que está sendo dito e mostrado, ou melhor, posto em cena através dessa classificação. Nestes filmes terminamos por distinguir o "louco" institucionalizado daquele que está circulando no mundo com suas particularidades. Fala-se sobre o que está internado, seja para explicar o que tem, seja para denunciar o que ocorre por conta da própria institucionalização. Os outros "loucos" falam por si mesmos, podendo vir a se indagar sobre a atribuição a eles conferida, ou, em outros casos, nenhuma alusão é feita a ela.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em ComunicaçãoUAMBRComunicação contemporâneaComunicação socialAnálise do filmeGênero fotográficoDocumentário-CinemaCinema brasileiro-DocumentárioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOImagens da loucura no documentário brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL393061.pdfapplication/pdf841330http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1436/1/393061.pdfaafbdac5036e4afffaae426dfea0ce6eMD51TEDE/1436oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14362015-08-18 14:46:12.857http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:41.786Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
title |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
spellingShingle |
Imagens da loucura no documentário brasileiro Galante, Maria Silvia Sampaio Comunicação social Análise do filme Gênero fotográfico Documentário-Cinema Cinema brasileiro-Documentário CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
title_full |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
title_fullStr |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
title_full_unstemmed |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
title_sort |
Imagens da loucura no documentário brasileiro |
author |
Galante, Maria Silvia Sampaio |
author_facet |
Galante, Maria Silvia Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vadico, Luiz Antonio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:9017802863 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793486A2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:7405934803 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211366Z0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galante, Maria Silvia Sampaio |
contributor_str_mv |
Vadico, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação social Análise do filme Gênero fotográfico Documentário-Cinema Cinema brasileiro-Documentário |
topic |
Comunicação social Análise do filme Gênero fotográfico Documentário-Cinema Cinema brasileiro-Documentário CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Nesta pesquisa verificamos como a loucura é posta em cena no cinema brasileiro através do gênero documentário. Para chegarmos a esse enquadramento do tema, passamos por uma deambulação que se deteve no modo como o artista vem sendo retratado no cinema, efetuando uma longa listagem de filmes. A nosso ver o artista acaba sendo equiparado ao louco, e resolvemos investigar esse grupo. Após efetuarmos outra listagem, dessa vez relacionada aos loucos postos em cena na ficção, nos demos conta de que, no Brasil, é no território do documentário que o tema é explorado com maior freqüência e de modo mais instigante. Decididos a nos situar no panorama nacional, partimos para a seleção e análise de um grupo de filmes que tiveram circulação comercial e, até mesmo, em festivais, como: Imagens do Inconsciente, Leon Hirszman (1986); Estamira, Marcos Prado (2006); e três documentários de Miriam Chnaiderman: Dizem que sou louco (1994), Passeio pelo Recanto Silvestre (2006) e Procura-se Janaíana (2007). Eles se situam entre os anos 80 e nosso momento contemporâneo, 2009. O conceito de loucura, ou a escolha das personagens caracterizadas como loucas, não é uma atribuição feita por nós, eles são assim apontados nos próprios filmes, daí nossa busca em tentar verificar o que está sendo dito e mostrado, ou melhor, posto em cena através dessa classificação. Nestes filmes terminamos por distinguir o "louco" institucionalizado daquele que está circulando no mundo com suas particularidades. Fala-se sobre o que está internado, seja para explicar o que tem, seja para denunciar o que ocorre por conta da própria institucionalização. Os outros "loucos" falam por si mesmos, podendo vir a se indagar sobre a atribuição a eles conferida, ou, em outros casos, nenhuma alusão é feita a ela. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-09-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:46:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALANTE, Maria Silvia Sampaio. Imagens da loucura no documentário brasileiro. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1436 |
identifier_str_mv |
GALANTE, Maria Silvia Sampaio. Imagens da loucura no documentário brasileiro. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1436/1/393061.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aafbdac5036e4afffaae426dfea0ce6e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889688908234752 |