O design de efeitos especiais no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suetu, Claudio Yutaka
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id ANHE_8156bf9d8c232794e25bde173b4e5499
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1582
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Donati, Luisa Angélica ParaguaiCPF:7373077811http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700857D9CPF:17267088880http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249746T2Suetu, Claudio Yutaka2015-08-18T17:47:35Z2011-09-232010-12-13SUETU, Claudio Yutaka. O design de efeitos especiais no cinema. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390966.pdf: 7103491 bytes, checksum: 29374c01fd1cea1a7ad4a91105a3b2a9 (MD5) Previous issue date: 2010-12-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação apresenta possibilidades de atuação do designer no cinema, por meio do estudo do design de efeitos especiais, como atividade conectada ao design de produção de um filme. Dessa forma, são objetos da pesquisa a conceituação da linguagem cinematográfica, a história dos efeitos especiais, a relação entre arte e design na produção audiovisual, bem como os aspectos de construção e os processos de intervenção da imagem. O método de análise envolve o estudo de caso de três filmes que materializam distintamente o uso do efeito especial como elemento de linguagem: O Livro de Cabeceira (1996), de Peter Greenaway; Rebobine Por Favor (2008), de Michel Gondry e Kill Bill (2003), de Quentin Tarantino. Tais análises identificam também elementos do design presentes nas obras, relacionando-os com o conceito visual do filme. Nosso objetivo é aproximar a área de efeitos especiais no campo do design, classificandoa como atividade criativa e projetual, para além dos atributos exclusivamente técnico-operacionaisapplication/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em DesignUAMBRDesignDesign gráficoDesign de produçãoLinguagem cinematográficaDireção de arteDesign e cinemaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHOO design de efeitos especiais no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL390966.pdfapplication/pdf7103491http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1582/1/390966.pdf29374c01fd1cea1a7ad4a91105a3b2a9MD51TEDE/1582oai:sitios.anhembi.br:TEDE/15822015-08-18 14:47:35.112http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:55.718Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv O design de efeitos especiais no cinema
title O design de efeitos especiais no cinema
spellingShingle O design de efeitos especiais no cinema
Suetu, Claudio Yutaka
Design gráfico
Design de produção
Linguagem cinematográfica
Direção de arte
Design e cinema
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
title_short O design de efeitos especiais no cinema
title_full O design de efeitos especiais no cinema
title_fullStr O design de efeitos especiais no cinema
title_full_unstemmed O design de efeitos especiais no cinema
title_sort O design de efeitos especiais no cinema
author Suetu, Claudio Yutaka
author_facet Suetu, Claudio Yutaka
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Donati, Luisa Angélica Paraguai
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:7373077811
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700857D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:17267088880
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249746T2
dc.contributor.author.fl_str_mv Suetu, Claudio Yutaka
contributor_str_mv Donati, Luisa Angélica Paraguai
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Design de produção
Linguagem cinematográfica
Direção de arte
Design e cinema
topic Design gráfico
Design de produção
Linguagem cinematográfica
Direção de arte
Design e cinema
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente dissertação apresenta possibilidades de atuação do designer no cinema, por meio do estudo do design de efeitos especiais, como atividade conectada ao design de produção de um filme. Dessa forma, são objetos da pesquisa a conceituação da linguagem cinematográfica, a história dos efeitos especiais, a relação entre arte e design na produção audiovisual, bem como os aspectos de construção e os processos de intervenção da imagem. O método de análise envolve o estudo de caso de três filmes que materializam distintamente o uso do efeito especial como elemento de linguagem: O Livro de Cabeceira (1996), de Peter Greenaway; Rebobine Por Favor (2008), de Michel Gondry e Kill Bill (2003), de Quentin Tarantino. Tais análises identificam também elementos do design presentes nas obras, relacionando-os com o conceito visual do filme. Nosso objetivo é aproximar a área de efeitos especiais no campo do design, classificandoa como atividade criativa e projetual, para além dos atributos exclusivamente técnico-operacionais
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T17:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv SUETU, Claudio Yutaka. O design de efeitos especiais no cinema. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582
identifier_str_mv SUETU, Claudio Yutaka. O design de efeitos especiais no cinema. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1582/1/390966.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29374c01fd1cea1a7ad4a91105a3b2a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889823491915776