O design de efeitos especiais no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_8156bf9d8c232794e25bde173b4e5499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1582 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Donati, Luisa Angélica ParaguaiCPF:7373077811http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700857D9CPF:17267088880http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249746T2Suetu, Claudio Yutaka2015-08-18T17:47:35Z2011-09-232010-12-13SUETU, Claudio Yutaka. O design de efeitos especiais no cinema. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390966.pdf: 7103491 bytes, checksum: 29374c01fd1cea1a7ad4a91105a3b2a9 (MD5) Previous issue date: 2010-12-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação apresenta possibilidades de atuação do designer no cinema, por meio do estudo do design de efeitos especiais, como atividade conectada ao design de produção de um filme. Dessa forma, são objetos da pesquisa a conceituação da linguagem cinematográfica, a história dos efeitos especiais, a relação entre arte e design na produção audiovisual, bem como os aspectos de construção e os processos de intervenção da imagem. O método de análise envolve o estudo de caso de três filmes que materializam distintamente o uso do efeito especial como elemento de linguagem: O Livro de Cabeceira (1996), de Peter Greenaway; Rebobine Por Favor (2008), de Michel Gondry e Kill Bill (2003), de Quentin Tarantino. Tais análises identificam também elementos do design presentes nas obras, relacionando-os com o conceito visual do filme. Nosso objetivo é aproximar a área de efeitos especiais no campo do design, classificandoa como atividade criativa e projetual, para além dos atributos exclusivamente técnico-operacionaisapplication/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em DesignUAMBRDesignDesign gráficoDesign de produçãoLinguagem cinematográficaDireção de arteDesign e cinemaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHOO design de efeitos especiais no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL390966.pdfapplication/pdf7103491http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1582/1/390966.pdf29374c01fd1cea1a7ad4a91105a3b2a9MD51TEDE/1582oai:sitios.anhembi.br:TEDE/15822015-08-18 14:47:35.112http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:55.718Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
O design de efeitos especiais no cinema |
title |
O design de efeitos especiais no cinema |
spellingShingle |
O design de efeitos especiais no cinema Suetu, Claudio Yutaka Design gráfico Design de produção Linguagem cinematográfica Direção de arte Design e cinema CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
title_short |
O design de efeitos especiais no cinema |
title_full |
O design de efeitos especiais no cinema |
title_fullStr |
O design de efeitos especiais no cinema |
title_full_unstemmed |
O design de efeitos especiais no cinema |
title_sort |
O design de efeitos especiais no cinema |
author |
Suetu, Claudio Yutaka |
author_facet |
Suetu, Claudio Yutaka |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Donati, Luisa Angélica Paraguai |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:7373077811 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700857D9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:17267088880 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249746T2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suetu, Claudio Yutaka |
contributor_str_mv |
Donati, Luisa Angélica Paraguai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Design de produção Linguagem cinematográfica Direção de arte Design e cinema |
topic |
Design gráfico Design de produção Linguagem cinematográfica Direção de arte Design e cinema CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente dissertação apresenta possibilidades de atuação do designer no cinema, por meio do estudo do design de efeitos especiais, como atividade conectada ao design de produção de um filme. Dessa forma, são objetos da pesquisa a conceituação da linguagem cinematográfica, a história dos efeitos especiais, a relação entre arte e design na produção audiovisual, bem como os aspectos de construção e os processos de intervenção da imagem. O método de análise envolve o estudo de caso de três filmes que materializam distintamente o uso do efeito especial como elemento de linguagem: O Livro de Cabeceira (1996), de Peter Greenaway; Rebobine Por Favor (2008), de Michel Gondry e Kill Bill (2003), de Quentin Tarantino. Tais análises identificam também elementos do design presentes nas obras, relacionando-os com o conceito visual do filme. Nosso objetivo é aproximar a área de efeitos especiais no campo do design, classificandoa como atividade criativa e projetual, para além dos atributos exclusivamente técnico-operacionais |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-09-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:47:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SUETU, Claudio Yutaka. O design de efeitos especiais no cinema. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582 |
identifier_str_mv |
SUETU, Claudio Yutaka. O design de efeitos especiais no cinema. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1582/1/390966.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29374c01fd1cea1a7ad4a91105a3b2a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889823491915776 |