Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Sônia Yurie
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id ANHE_dddc1a6ead5b168441d5ecb86abb4709
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1458
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Paula, Nilma Morcerf deCPF:24975425890http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735059Z7Watanabe, Sônia Yurie2015-08-18T17:46:26Z2006-10-112004-08-18WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sonia Yurie_156949.pdf: 53702 bytes, checksum: 290578daea201b868e8e2439ac63b0c0 (MD5) Previous issue date: 2004-08-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação é um estudo de caso comparativo sobre o conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência nos padrões de atendimento, tendo em vista que os hospitais estão inseridos no mercado de saúde concorrencial, que atende um público cada vez mais exigente por intermédio da participação das empresas de saúde privada. O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar e hoteleira e hospitalidade. O objetivo deste foi verificar se a aplicação do conceito chamado hotelaria hospitalar, na gestão hospitalar, influencia a avaliação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços recebidos. O estudo abrangeu dois hospitais, sendo um com a estruturação de um departamento de hotelaria e o outro sem esta estrutura, estabelecidos por intermédio da aplicação de dois instrumentos: o primeiro levantou informações quanto à caracterização dos hospitais junto aos administradores e o segundo coletou dados junto aos pacientes internados para verificar como estes avaliam os serviços recebidos. Para analisar os dados obtidos dos pacientes, foi aplicado o teste de qui quadrado, que revelou não haver diferença significativa quanto à avaliação dos usuários nas duas amostras. Aspectos levantados evidenciam a importância dos serviços médicos por estarem diretamente ligados ao tratamento do enfermo, bem como os serviços de alimentação. O resultado sugere que os gestores hospitalares repensem o conceito e as estratégias adotadas para práticas de qualidade nos serviços prestados, considerando a importância da hospitalidade para o indivíduo nesses ambientes.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaHotelaria hospitalarHotelaria - AdministraçãoAdministração hospitalarServiços de saúde - AdministraçãoQualidade em serviçosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOHotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINALSonia Yurie_156949.pdfapplication/pdf53702http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1458/1/Sonia+Yurie_156949.pdf290578daea201b868e8e2439ac63b0c0MD51TEDE/1458oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14582015-08-18 14:46:26.942http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:42.362Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
title Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
spellingShingle Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
Watanabe, Sônia Yurie
Hotelaria
Hotelaria hospitalar
Hotelaria - Administração
Administração hospitalar
Serviços de saúde - Administração
Qualidade em serviços
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
title_short Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
title_full Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
title_fullStr Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
title_full_unstemmed Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
title_sort Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
author Watanabe, Sônia Yurie
author_facet Watanabe, Sônia Yurie
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Nilma Morcerf de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:24975425890
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735059Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Sônia Yurie
contributor_str_mv Paula, Nilma Morcerf de
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Hotelaria hospitalar
Hotelaria - Administração
Administração hospitalar
Serviços de saúde - Administração
Qualidade em serviços
topic Hotelaria
Hotelaria hospitalar
Hotelaria - Administração
Administração hospitalar
Serviços de saúde - Administração
Qualidade em serviços
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente dissertação é um estudo de caso comparativo sobre o conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência nos padrões de atendimento, tendo em vista que os hospitais estão inseridos no mercado de saúde concorrencial, que atende um público cada vez mais exigente por intermédio da participação das empresas de saúde privada. O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar e hoteleira e hospitalidade. O objetivo deste foi verificar se a aplicação do conceito chamado hotelaria hospitalar, na gestão hospitalar, influencia a avaliação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços recebidos. O estudo abrangeu dois hospitais, sendo um com a estruturação de um departamento de hotelaria e o outro sem esta estrutura, estabelecidos por intermédio da aplicação de dois instrumentos: o primeiro levantou informações quanto à caracterização dos hospitais junto aos administradores e o segundo coletou dados junto aos pacientes internados para verificar como estes avaliam os serviços recebidos. Para analisar os dados obtidos dos pacientes, foi aplicado o teste de qui quadrado, que revelou não haver diferença significativa quanto à avaliação dos usuários nas duas amostras. Aspectos levantados evidenciam a importância dos serviços médicos por estarem diretamente ligados ao tratamento do enfermo, bem como os serviços de alimentação. O resultado sugere que os gestores hospitalares repensem o conceito e as estratégias adotadas para práticas de qualidade nos serviços prestados, considerando a importância da hospitalidade para o indivíduo nesses ambientes.
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-08-18
dc.date.available.fl_str_mv 2006-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T17:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458
identifier_str_mv WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Hospitalidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1458/1/Sonia+Yurie_156949.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 290578daea201b868e8e2439ac63b0c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889688953323520