Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_dddc1a6ead5b168441d5ecb86abb4709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1458 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Paula, Nilma Morcerf deCPF:24975425890http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735059Z7Watanabe, Sônia Yurie2015-08-18T17:46:26Z2006-10-112004-08-18WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sonia Yurie_156949.pdf: 53702 bytes, checksum: 290578daea201b868e8e2439ac63b0c0 (MD5) Previous issue date: 2004-08-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação é um estudo de caso comparativo sobre o conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência nos padrões de atendimento, tendo em vista que os hospitais estão inseridos no mercado de saúde concorrencial, que atende um público cada vez mais exigente por intermédio da participação das empresas de saúde privada. O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar e hoteleira e hospitalidade. O objetivo deste foi verificar se a aplicação do conceito chamado hotelaria hospitalar, na gestão hospitalar, influencia a avaliação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços recebidos. O estudo abrangeu dois hospitais, sendo um com a estruturação de um departamento de hotelaria e o outro sem esta estrutura, estabelecidos por intermédio da aplicação de dois instrumentos: o primeiro levantou informações quanto à caracterização dos hospitais junto aos administradores e o segundo coletou dados junto aos pacientes internados para verificar como estes avaliam os serviços recebidos. Para analisar os dados obtidos dos pacientes, foi aplicado o teste de qui quadrado, que revelou não haver diferença significativa quanto à avaliação dos usuários nas duas amostras. Aspectos levantados evidenciam a importância dos serviços médicos por estarem diretamente ligados ao tratamento do enfermo, bem como os serviços de alimentação. O resultado sugere que os gestores hospitalares repensem o conceito e as estratégias adotadas para práticas de qualidade nos serviços prestados, considerando a importância da hospitalidade para o indivíduo nesses ambientes.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaHotelaria hospitalarHotelaria - AdministraçãoAdministração hospitalarServiços de saúde - AdministraçãoQualidade em serviçosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOHotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINALSonia Yurie_156949.pdfapplication/pdf53702http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1458/1/Sonia+Yurie_156949.pdf290578daea201b868e8e2439ac63b0c0MD51TEDE/1458oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14582015-08-18 14:46:26.942http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:42.362Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
title |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
spellingShingle |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo Watanabe, Sônia Yurie Hotelaria Hotelaria hospitalar Hotelaria - Administração Administração hospitalar Serviços de saúde - Administração Qualidade em serviços CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
title_short |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
title_full |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
title_fullStr |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
title_full_unstemmed |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
title_sort |
Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo |
author |
Watanabe, Sônia Yurie |
author_facet |
Watanabe, Sônia Yurie |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paula, Nilma Morcerf de |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:24975425890 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735059Z7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Watanabe, Sônia Yurie |
contributor_str_mv |
Paula, Nilma Morcerf de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Hotelaria hospitalar Hotelaria - Administração Administração hospitalar Serviços de saúde - Administração Qualidade em serviços |
topic |
Hotelaria Hotelaria hospitalar Hotelaria - Administração Administração hospitalar Serviços de saúde - Administração Qualidade em serviços CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente dissertação é um estudo de caso comparativo sobre o conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência nos padrões de atendimento, tendo em vista que os hospitais estão inseridos no mercado de saúde concorrencial, que atende um público cada vez mais exigente por intermédio da participação das empresas de saúde privada. O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar e hoteleira e hospitalidade. O objetivo deste foi verificar se a aplicação do conceito chamado hotelaria hospitalar, na gestão hospitalar, influencia a avaliação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços recebidos. O estudo abrangeu dois hospitais, sendo um com a estruturação de um departamento de hotelaria e o outro sem esta estrutura, estabelecidos por intermédio da aplicação de dois instrumentos: o primeiro levantou informações quanto à caracterização dos hospitais junto aos administradores e o segundo coletou dados junto aos pacientes internados para verificar como estes avaliam os serviços recebidos. Para analisar os dados obtidos dos pacientes, foi aplicado o teste de qui quadrado, que revelou não haver diferença significativa quanto à avaliação dos usuários nas duas amostras. Aspectos levantados evidenciam a importância dos serviços médicos por estarem diretamente ligados ao tratamento do enfermo, bem como os serviços de alimentação. O resultado sugere que os gestores hospitalares repensem o conceito e as estratégias adotadas para práticas de qualidade nos serviços prestados, considerando a importância da hospitalidade para o indivíduo nesses ambientes. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-08-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-10-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:46:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458 |
identifier_str_mv |
WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Hospitalidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1458/1/Sonia+Yurie_156949.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
290578daea201b868e8e2439ac63b0c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889688953323520 |