Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo analisar as categorias do TPACK à luz de saberes docentes de professores de um curso de formação continuada, que ministram aulas no ensino remoto. É uma pesquisa qualitativa, em que houve a aplicação de questionário, estruturado no Google Forms, enviado por e-mail. Os resultados apontaram a existência do conhecimento de conteúdo específico, os professores possuem experiência na profissão e atuam em diferentes níveis e redes de ensino. O conhecimento tecnológico de conteúdo é contemplado, compreendem qual tecnologia específica é a mais adequada à aprendizagem do aluno, enquanto o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo não se materializou no desenvolvimento de conteúdos por professores da rede pública. |
id |
VERACRUZ-0_2ef4c4be84b192ef3be3721c0248e4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28663 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teachingConhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto.A pesquisa teve por objetivo analisar as categorias do TPACK à luz de saberes docentes de professores de um curso de formação continuada, que ministram aulas no ensino remoto. É uma pesquisa qualitativa, em que houve a aplicação de questionário, estruturado no Google Forms, enviado por e-mail. Os resultados apontaram a existência do conhecimento de conteúdo específico, os professores possuem experiência na profissão e atuam em diferentes níveis e redes de ensino. O conhecimento tecnológico de conteúdo é contemplado, compreendem qual tecnologia específica é a mais adequada à aprendizagem do aluno, enquanto o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo não se materializou no desenvolvimento de conteúdos por professores da rede pública.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2866310.34117/bjdv7n4-535Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41192-41204Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41192-41204Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41192-412042525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663/22647Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacon, Maria do Carmo Moreira2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28663Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:20.435564Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
title |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
spellingShingle |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching Jacon, Maria do Carmo Moreira Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto. |
title_short |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
title_full |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
title_fullStr |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
title_full_unstemmed |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
title_sort |
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching |
author |
Jacon, Maria do Carmo Moreira |
author_facet |
Jacon, Maria do Carmo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacon, Maria do Carmo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto. |
topic |
Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto. |
description |
A pesquisa teve por objetivo analisar as categorias do TPACK à luz de saberes docentes de professores de um curso de formação continuada, que ministram aulas no ensino remoto. É uma pesquisa qualitativa, em que houve a aplicação de questionário, estruturado no Google Forms, enviado por e-mail. Os resultados apontaram a existência do conhecimento de conteúdo específico, os professores possuem experiência na profissão e atuam em diferentes níveis e redes de ensino. O conhecimento tecnológico de conteúdo é contemplado, compreendem qual tecnologia específica é a mais adequada à aprendizagem do aluno, enquanto o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo não se materializou no desenvolvimento de conteúdos por professores da rede pública. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663 10.34117/bjdv7n4-535 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663/22647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41192-41204 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41192-41204 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41192-41204 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645527745560576 |