Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacon, Maria do Carmo Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663
Resumo: A pesquisa teve por objetivo analisar as categorias do TPACK à luz de saberes docentes de professores de um curso de formação continuada, que ministram aulas no ensino remoto. É uma pesquisa qualitativa, em que houve a aplicação de questionário, estruturado no Google Forms, enviado por e-mail. Os resultados apontaram a existência do conhecimento de conteúdo específico, os professores possuem experiência na profissão e atuam em diferentes níveis e redes de ensino. O conhecimento tecnológico de conteúdo é contemplado, compreendem qual tecnologia específica é a mais adequada à aprendizagem do aluno, enquanto o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo não se materializou no desenvolvimento de conteúdos por professores da rede pública.
id VERACRUZ-0_2ef4c4be84b192ef3be3721c0248e4f9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28663
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teachingConhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto.A pesquisa teve por objetivo analisar as categorias do TPACK à luz de saberes docentes de professores de um curso de formação continuada, que ministram aulas no ensino remoto. É uma pesquisa qualitativa, em que houve a aplicação de questionário, estruturado no Google Forms, enviado por e-mail. Os resultados apontaram a existência do conhecimento de conteúdo específico, os professores possuem experiência na profissão e atuam em diferentes níveis e redes de ensino. O conhecimento tecnológico de conteúdo é contemplado, compreendem qual tecnologia específica é a mais adequada à aprendizagem do aluno, enquanto o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo não se materializou no desenvolvimento de conteúdos por professores da rede pública.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2866310.34117/bjdv7n4-535Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41192-41204Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41192-41204Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41192-412042525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663/22647Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacon, Maria do Carmo Moreira2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28663Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:20.435564Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
title Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
spellingShingle Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
Jacon, Maria do Carmo Moreira
Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto.
title_short Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
title_full Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
title_fullStr Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
title_full_unstemmed Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
title_sort Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo (TPACK): saberes docentes na formação continuada e ensino remoto / Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK): teachers' knowledge in continuing education and remote teaching
author Jacon, Maria do Carmo Moreira
author_facet Jacon, Maria do Carmo Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacon, Maria do Carmo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto.
topic Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo. Saberes docentes. Formação continuada. Ensino remoto.
description A pesquisa teve por objetivo analisar as categorias do TPACK à luz de saberes docentes de professores de um curso de formação continuada, que ministram aulas no ensino remoto. É uma pesquisa qualitativa, em que houve a aplicação de questionário, estruturado no Google Forms, enviado por e-mail. Os resultados apontaram a existência do conhecimento de conteúdo específico, os professores possuem experiência na profissão e atuam em diferentes níveis e redes de ensino. O conhecimento tecnológico de conteúdo é contemplado, compreendem qual tecnologia específica é a mais adequada à aprendizagem do aluno, enquanto o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo não se materializou no desenvolvimento de conteúdos por professores da rede pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663
10.34117/bjdv7n4-535
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28663/22647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41192-41204
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41192-41204
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41192-41204
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527745560576