Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008 |
Resumo: | Com o propósito de compreender a relação teoria-prática na construção dos saberes docentes, realizou-se um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). Apresentam-se as dimensões (curricular, pedagógica e prática) e categorias de análise da pesquisa. Com foco na dimensão pedagógica, este artigo apresenta como os instrumentos (questionários e entrevistas) foram elaborados e como foi realizada a coleta, organização e tratamento dos dados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software webQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos. |
id |
RCAP_59045d1962b295208a609ecaf3ea4760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-98952018000300008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em FísicaLicenciatura em FísicaConstrução dos Saberes DocentesConhecimento Pedagógico de ConteúdoCom o propósito de compreender a relação teoria-prática na construção dos saberes docentes, realizou-se um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). Apresentam-se as dimensões (curricular, pedagógica e prática) e categorias de análise da pesquisa. Com foco na dimensão pedagógica, este artigo apresenta como os instrumentos (questionários e entrevistas) foram elaborados e como foi realizada a coleta, organização e tratamento dos dados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software webQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.28 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008Clebsch,Angelisa BenettiAlves Filho,José de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:16Zoai:scielo:S1646-98952018000300008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:08.372211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
title |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
spellingShingle |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física Clebsch,Angelisa Benetti Licenciatura em Física Construção dos Saberes Docentes Conhecimento Pedagógico de Conteúdo |
title_short |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
title_full |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
title_fullStr |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
title_full_unstemmed |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
title_sort |
Construção do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de licenciandos em Física |
author |
Clebsch,Angelisa Benetti |
author_facet |
Clebsch,Angelisa Benetti Alves Filho,José de Pinho |
author_role |
author |
author2 |
Alves Filho,José de Pinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clebsch,Angelisa Benetti Alves Filho,José de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Física Construção dos Saberes Docentes Conhecimento Pedagógico de Conteúdo |
topic |
Licenciatura em Física Construção dos Saberes Docentes Conhecimento Pedagógico de Conteúdo |
description |
Com o propósito de compreender a relação teoria-prática na construção dos saberes docentes, realizou-se um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). Apresentam-se as dimensões (curricular, pedagógica e prática) e categorias de análise da pesquisa. Com foco na dimensão pedagógica, este artigo apresenta como os instrumentos (questionários e entrevistas) foram elaborados e como foi realizada a coleta, organização e tratamento dos dados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software webQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas Pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952018000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.28 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137367363158016 |