PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564 |
Resumo: | A questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira. |
id |
ANPEGE-1_698dd4352efb9117b5f725d135efc44f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6564 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRAA questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/656410.5418/RA2011.0701.0017Revista da ANPEGE; v. 7 n. 01 (2011); 205-216Revista da ANPEGE; Vol. 7 No. 01 (2011); 205-2161679-768X10.5418/RAanpege2011.701reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564/3564Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Flaviana Gasparotti2018-02-10T18:49:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6564Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T18:49:39Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
title |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
spellingShingle |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA Nunes, Flaviana Gasparotti |
title_short |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
title_full |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
title_fullStr |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
title_full_unstemmed |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
title_sort |
PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA |
author |
Nunes, Flaviana Gasparotti |
author_facet |
Nunes, Flaviana Gasparotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Flaviana Gasparotti |
description |
A questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564 10.5418/RA2011.0701.0017 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564 |
identifier_str_mv |
10.5418/RA2011.0701.0017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564/3564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 7 n. 01 (2011); 205-216 Revista da ANPEGE; Vol. 7 No. 01 (2011); 205-216 1679-768X 10.5418/RAanpege2011.701 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209133823787008 |