PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Flaviana Gasparotti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564
Resumo: A questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira.
id ANPEGE-1_698dd4352efb9117b5f725d135efc44f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6564
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRAA questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/656410.5418/RA2011.0701.0017Revista da ANPEGE; v. 7 n. 01 (2011); 205-216Revista da ANPEGE; Vol. 7 No. 01 (2011); 205-2161679-768X10.5418/RAanpege2011.701reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564/3564Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Flaviana Gasparotti2018-02-10T18:49:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6564Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T18:49:39Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
title PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
spellingShingle PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
Nunes, Flaviana Gasparotti
title_short PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
title_full PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
title_fullStr PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
title_full_unstemmed PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
title_sort PROJETOS DE FORMAÇÃO ESCOLAR PARA ESCOLAS EM ÁREAS DE FRONTEIRA
author Nunes, Flaviana Gasparotti
author_facet Nunes, Flaviana Gasparotti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Flaviana Gasparotti
description A questão proposta para este paper será abordada na perspectiva das relações estabelecidas em escolas localizadas em áreas de fronteiras internacionais, situação que confere a estas, características próprias que permeiam a pluralidade cultural, bem como seus desdobramentos em termos de referenciais identitários. Neste sentido, no presente texto, procuramos apontar algumas questões referentes à problemática que envolve as escolas em áreas fronteiriças destacando a necessidade de que esta discussão seja feita em sentido mais amplo, envolvendo a questão da perspectiva monocultural e homogênea que embasa o currículo e grande parte das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola. A partir desta reflexão e com base em elementos obtidos em pesquisas desenvolvidas com professores de Geografia atuantes em escolas de Ponta Porã (MS), procuramos analisar a inserção desta disciplina neste contexto específico destacando características, limites e possibilidades de contribuição para formação escolar em áreas de fronteira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564
10.5418/RA2011.0701.0017
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564
identifier_str_mv 10.5418/RA2011.0701.0017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6564/3564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 7 n. 01 (2011); 205-216
Revista da ANPEGE; Vol. 7 No. 01 (2011); 205-216
1679-768X
10.5418/RAanpege2011.701
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209133823787008