A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12445 |
Resumo: | Este artigo investiga como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente, a partir da lente teórica trazida pela Geografia Feminista, no viés pós-estruturalista. A metodologia escolhida coloca em suspenso a informação para estabelecer interrogações sobre o que já está sendo dito. Com este método,é traçada uma análise a respeito de como essas questões estão sendo discutidas no cenário atual brasileiro e seus impactos na escola. Em meio a esse cenário, documentos normativos da educação básica, como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, têm sofrido forte influência de grupos conservadores ao retirarem de seus textos as expressões “identidade de gênero” e “diversidade sexual”. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar nos leva a questionar como os professores de Geografia da escola estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula. |
id |
ANPEGE-1_ae59a464198a4165734d8e922365f227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12445 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolarGeografias feministasgênero e sexualidadesespaço escolarEste artigo investiga como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente, a partir da lente teórica trazida pela Geografia Feminista, no viés pós-estruturalista. A metodologia escolhida coloca em suspenso a informação para estabelecer interrogações sobre o que já está sendo dito. Com este método,é traçada uma análise a respeito de como essas questões estão sendo discutidas no cenário atual brasileiro e seus impactos na escola. Em meio a esse cenário, documentos normativos da educação básica, como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, têm sofrido forte influência de grupos conservadores ao retirarem de seus textos as expressões “identidade de gênero” e “diversidade sexual”. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar nos leva a questionar como os professores de Geografia da escola estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1244510.5418/ra2021.v17i32.12445Revista da ANPEGE; v. 17 n. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 409 - 428Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 409 - 4281679-768X10.5418/ra2021.v17i32reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12445/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscouto, Cláudia MaliszewskiTonini, Ivaine Maria2021-07-19T09:11:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12445Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2021-07-19T09:11:25Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
title |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
spellingShingle |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar Escouto, Cláudia Maliszewski Geografias feministas gênero e sexualidades espaço escolar |
title_short |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
title_full |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
title_fullStr |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
title_sort |
A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar |
author |
Escouto, Cláudia Maliszewski |
author_facet |
Escouto, Cláudia Maliszewski Tonini, Ivaine Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tonini, Ivaine Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escouto, Cláudia Maliszewski Tonini, Ivaine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografias feministas gênero e sexualidades espaço escolar |
topic |
Geografias feministas gênero e sexualidades espaço escolar |
description |
Este artigo investiga como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente, a partir da lente teórica trazida pela Geografia Feminista, no viés pós-estruturalista. A metodologia escolhida coloca em suspenso a informação para estabelecer interrogações sobre o que já está sendo dito. Com este método,é traçada uma análise a respeito de como essas questões estão sendo discutidas no cenário atual brasileiro e seus impactos na escola. Em meio a esse cenário, documentos normativos da educação básica, como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, têm sofrido forte influência de grupos conservadores ao retirarem de seus textos as expressões “identidade de gênero” e “diversidade sexual”. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar nos leva a questionar como os professores de Geografia da escola estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12445 10.5418/ra2021.v17i32.12445 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12445 |
identifier_str_mv |
10.5418/ra2021.v17i32.12445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12445/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 17 n. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 409 - 428 Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 409 - 428 1679-768X 10.5418/ra2021.v17i32 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209134844051456 |