O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francyjonison Custodio do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/15323
Resumo: A Geografia, ciência de diálogos, mantém contatos com as diversas áreas do saber há décadas. Tais contatos são a expressão da inquietude do fluxo criativo na interpretação do espaço geográfico. O diálogo com as artes e suas deambulações geográficas, então, se evidenciam como parte da natureza própria da Geografia também ser uma ciência associada às explorações. Nesse sentido, a proposta é pensar o filme como campo das novas aventuras geográficas, produtor de novos olhares para o mundo. Assim, sem negligenciar o que foi produzido até os tempos atuais, visa-se uma renovação da relação Geografia-cinema. Articulando autores contemporâneos e da Geografia Clássica, por meio de uma construção teórica, concebe-se a noção de espraiamento artístico-científico, num avanço da Geografia em direção a arte e desta rumo àquela. Como ponto em comum das duas áreas, a narrativa ganha proeminência, posto que ambas, obra cinematográfica e Geografia, são narrativas do mundo. Conclui-se que as narrativas são essencialmente geográficas e a ideia de percurso auxilia no entrelace Geografia-Cinema, pois os itinerários são vitais para compreender as significações geográficas nos filmes.
id ANPEGE-1_ca754d5577444ed89b3cee06b77203b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15323
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografiaGeografia e cinemaArteFilmeEpistemologiaA Geografia, ciência de diálogos, mantém contatos com as diversas áreas do saber há décadas. Tais contatos são a expressão da inquietude do fluxo criativo na interpretação do espaço geográfico. O diálogo com as artes e suas deambulações geográficas, então, se evidenciam como parte da natureza própria da Geografia também ser uma ciência associada às explorações. Nesse sentido, a proposta é pensar o filme como campo das novas aventuras geográficas, produtor de novos olhares para o mundo. Assim, sem negligenciar o que foi produzido até os tempos atuais, visa-se uma renovação da relação Geografia-cinema. Articulando autores contemporâneos e da Geografia Clássica, por meio de uma construção teórica, concebe-se a noção de espraiamento artístico-científico, num avanço da Geografia em direção a arte e desta rumo àquela. Como ponto em comum das duas áreas, a narrativa ganha proeminência, posto que ambas, obra cinematográfica e Geografia, são narrativas do mundo. Conclui-se que as narrativas são essencialmente geográficas e a ideia de percurso auxilia no entrelace Geografia-Cinema, pois os itinerários são vitais para compreender as significações geográficas nos filmes.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2022-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1532310.5418/ra2022.v18i36.15323Revista da ANPEGE; v. 18 n. 36 (2022): A GEOGRAFIA QUE PROPÕE AO BRASIL: CONJUNTURA E POLÍTICAS PÚBLICASRevista da ANPEGE; Vol. 18 No. 36 (2022): A GEOGRAFIA QUE PROPÕE AO BRASIL: CONJUNTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS1679-768X10.5418/ra2022.v18i36reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/15323/8924Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francyjonison Custodio do2022-10-23T22:57:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15323Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-10-23T22:57:34Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
title O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
spellingShingle O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
Nascimento, Francyjonison Custodio do
Geografia e cinema
Arte
Filme
Epistemologia
title_short O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
title_full O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
title_fullStr O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
title_full_unstemmed O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
title_sort O filme como campo de aventura: os espraiamentos artístico-científicos da geografia
author Nascimento, Francyjonison Custodio do
author_facet Nascimento, Francyjonison Custodio do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Francyjonison Custodio do
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e cinema
Arte
Filme
Epistemologia
topic Geografia e cinema
Arte
Filme
Epistemologia
description A Geografia, ciência de diálogos, mantém contatos com as diversas áreas do saber há décadas. Tais contatos são a expressão da inquietude do fluxo criativo na interpretação do espaço geográfico. O diálogo com as artes e suas deambulações geográficas, então, se evidenciam como parte da natureza própria da Geografia também ser uma ciência associada às explorações. Nesse sentido, a proposta é pensar o filme como campo das novas aventuras geográficas, produtor de novos olhares para o mundo. Assim, sem negligenciar o que foi produzido até os tempos atuais, visa-se uma renovação da relação Geografia-cinema. Articulando autores contemporâneos e da Geografia Clássica, por meio de uma construção teórica, concebe-se a noção de espraiamento artístico-científico, num avanço da Geografia em direção a arte e desta rumo àquela. Como ponto em comum das duas áreas, a narrativa ganha proeminência, posto que ambas, obra cinematográfica e Geografia, são narrativas do mundo. Conclui-se que as narrativas são essencialmente geográficas e a ideia de percurso auxilia no entrelace Geografia-Cinema, pois os itinerários são vitais para compreender as significações geográficas nos filmes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/15323
10.5418/ra2022.v18i36.15323
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/15323
identifier_str_mv 10.5418/ra2022.v18i36.15323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/15323/8924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 18 n. 36 (2022): A GEOGRAFIA QUE PROPÕE AO BRASIL: CONJUNTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Revista da ANPEGE; Vol. 18 No. 36 (2022): A GEOGRAFIA QUE PROPÕE AO BRASIL: CONJUNTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS
1679-768X
10.5418/ra2022.v18i36
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209135150235648