BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6379 |
Resumo: | O artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornada pública pelo Ministério da Educação em 2016. A Constituição Federal de 1988, construída nas mobilizações sindicais e sociais da década de 1980, estabeleceu a criação de conteúdos mínimos para o ensino, de maneira a assegurar formação básica nacional comum. A construção da BNCC, em dois anos, está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014. O texto inicia com temas da educação brasileira confrontada com as políticas educacionais neoliberais. Em seguida, a análise do Documento Preliminar à BNCC. No fm, encaminhamentos relativos ao processo de construção. A BNCC não é a resposta mais adequada à atual situação da educação nacional, aos problemas da formação do professor e das condições de trabalho e estudo na escola brasileira. O tema deve ser tratado no contexto geral da educação, servindo de crítica das desigualdades brasileiras. |
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BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIAO artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornada pública pelo Ministério da Educação em 2016. A Constituição Federal de 1988, construída nas mobilizações sindicais e sociais da década de 1980, estabeleceu a criação de conteúdos mínimos para o ensino, de maneira a assegurar formação básica nacional comum. A construção da BNCC, em dois anos, está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014. O texto inicia com temas da educação brasileira confrontada com as políticas educacionais neoliberais. Em seguida, a análise do Documento Preliminar à BNCC. No fm, encaminhamentos relativos ao processo de construção. A BNCC não é a resposta mais adequada à atual situação da educação nacional, aos problemas da formação do professor e das condições de trabalho e estudo na escola brasileira. O tema deve ser tratado no contexto geral da educação, servindo de crítica das desigualdades brasileiras.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/637910.5418/RA2016.1219.0008Revista da ANPEGE; v. 12 n. 19 (2016); 183-203Revista da ANPEGE; Vol. 12 No. 19 (2016); 183-2031679-768X10.5418/RAanpege2016.1219reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6379/3330Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Marcos Antonio Campos2018-02-10T12:27:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6379Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T12:27:19Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
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