REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1523 |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC. |
id |
UNICESU -1_2daeb20174a8d9243615f9d66610417e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1523 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)BNCCEnsino fundamentalGeografiaCurrículoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T19:10:41Z2019-08-13T19:10:41Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1523porPINHEIRO, IsadoraLOPES, Claudivan Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:25:31ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
title |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) PINHEIRO, Isadora BNCC Ensino fundamental Geografia Currículo |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC) |
author |
PINHEIRO, Isadora |
author_facet |
PINHEIRO, Isadora LOPES, Claudivan Sanches |
author_role |
author |
author2 |
LOPES, Claudivan Sanches |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Isadora LOPES, Claudivan Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Ensino fundamental Geografia Currículo |
topic |
BNCC Ensino fundamental Geografia Currículo |
description |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T19:10:41Z 2019-08-13T19:10:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1523 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771961246744576 |