Deslocamentos subjetivos diante do impossível de educar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPOLL (Online) |
Texto Completo: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/909 |
Resumo: | Esta pesquisa se ancora nos procedimentos teórico-metodológicos da Análise de Discurso em uma interface com algumas noções psicanalíticas. A partir de algumas formulações proferidas no espaço de sala de aula de Língua Inglesa e que, aparentemente, produziram impasses subjetivos e/ou mal-estar no aprendiz, buscou-se entrever modos de o sujeito de pesquisa (re)visitar sua relação com o seu dizer e com os discursos que possibilitam diferentes posicionamentos e laços sociais. A análise dos registros sugeriu que o que se materializa como o impossível de educar pode nos apontar, enquanto professores, para saídas possíveis e singulares. Nos registros abordados, os aparentes erros, lapsos e tropeços cometidos pelo sujeito-aluno foram tomados, pelo professor-pesquisador, como significantes que clamam por uma significação singular, desencadeando deslocamentos subjetivos. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. |
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