Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiente & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011 |
Resumo: | Este artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista. |
id |
ANPPAS-1_7092203597a393a11f5787fccbe0f2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-753X2012000100011 |
network_acronym_str |
ANPPAS-1 |
network_name_str |
Ambiente & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?Discursos ambientalistasmídiapublicidade corporativaONGambientalismoEste artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista.ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011Ambiente & Sociedade v.15 n.1 2012reponame:Ambiente & Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:ANPPAS10.1590/S1414-753X2012000100011info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Júnior,Antônio Ribeiro deGomes,Helena Lemos dos Reis Magalhãespor2012-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-753X2012000100011Revistahttp://anpocs.com/index.php/revista-ambiente-e-sociedadehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaambienteesociedade@gmail.com1809-44221414-753Xopendoar:2012-11-21T00:00Ambiente & Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
title |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
spellingShingle |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de Discursos ambientalistas mídia publicidade corporativa ONG ambientalismo |
title_short |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
title_full |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
title_fullStr |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
title_full_unstemmed |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
title_sort |
Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente? |
author |
Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de |
author_facet |
Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursos ambientalistas mídia publicidade corporativa ONG ambientalismo |
topic |
Discursos ambientalistas mídia publicidade corporativa ONG ambientalismo |
description |
Este artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-753X2012000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ambiente & Sociedade v.15 n.1 2012 reponame:Ambiente & Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:ANPPAS |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
ANPPAS |
institution |
ANPPAS |
reponame_str |
Ambiente & Sociedade (Online) |
collection |
Ambiente & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiente & Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaambienteesociedade@gmail.com |
_version_ |
1754209165505462272 |