Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011
Resumo: Este artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista.
id ANPPAS-1_7092203597a393a11f5787fccbe0f2cc
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-753X2012000100011
network_acronym_str ANPPAS-1
network_name_str Ambiente & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?Discursos ambientalistasmídiapublicidade corporativaONGambientalismoEste artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista.ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011Ambiente & Sociedade v.15 n.1 2012reponame:Ambiente & Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:ANPPAS10.1590/S1414-753X2012000100011info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Júnior,Antônio Ribeiro deGomes,Helena Lemos dos Reis Magalhãespor2012-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-753X2012000100011Revistahttp://anpocs.com/index.php/revista-ambiente-e-sociedadehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaambienteesociedade@gmail.com1809-44221414-753Xopendoar:2012-11-21T00:00Ambiente & Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
title Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
spellingShingle Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de
Discursos ambientalistas
mídia
publicidade corporativa
ONG
ambientalismo
title_short Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
title_full Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
title_fullStr Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
title_full_unstemmed Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
title_sort Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?
author Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de
author_facet Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de
Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães
author_role author
author2 Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Júnior,Antônio Ribeiro de
Gomes,Helena Lemos dos Reis Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Discursos ambientalistas
mídia
publicidade corporativa
ONG
ambientalismo
topic Discursos ambientalistas
mídia
publicidade corporativa
ONG
ambientalismo
description Este artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-753X2012000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente & Sociedade v.15 n.1 2012
reponame:Ambiente & Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:ANPPAS
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str ANPPAS
institution ANPPAS
reponame_str Ambiente & Sociedade (Online)
collection Ambiente & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente & Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaambienteesociedade@gmail.com
_version_ 1754209165505462272