O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutmann, Juliana Freire
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79
Resumo: Inspired by Simon Firth’s discussions about meaningful productions and the consequent value of popular culture and using certain assumptions of the social-semiotics, this article proposes the observation of the features of a television program that regard the strategies of the formation of a particular communicative context that dialogues with ethical and aesthetical references of popular music. In a wider sense, this study explores the context as one of the operators of investigation to identify ways of addressing television programs.
id ANPPC-1_4856d8dd5d468f21950834959eb4e1c7
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/79
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTVJornal da MTVEstudos culturaisSemióticaInspired by Simon Firth’s discussions about meaningful productions and the consequent value of popular culture and using certain assumptions of the social-semiotics, this article proposes the observation of the features of a television program that regard the strategies of the formation of a particular communicative context that dialogues with ethical and aesthetical references of popular music. In a wider sense, this study explores the context as one of the operators of investigation to identify ways of addressing television programs.Inspirado en las discusiones de Simon Frith sobre las producciones de sentido y el consequente partido valorativo de la cultura pop y teniendo como herramienta analítica ciertos presupuestos de la sociosemiótica, este artículo pretende observar los aspectos de uno programa televisivo que dicen sobre las estrategias de construcción de un contexto comunicativo específico que dialoga con referencias éticas y estéticas de la canción popular massiva. En un sentido más amplio, el trabajo explora el contexto como uno de los operadores de análisis para la identificación de los modos de direccionamiento de programas televisivos.Inspirado nas discussões de Simon Frith sobre as produções de sentido e o consequente jogo valorativo da cultura pop e tendo como ferramenta analítica certos pressupostos da sócio-semiótica, este artigo pretende observar os aspectos de um programa televisivo (Jornal da MTV) que dizem sobre as estratégias de construção de um contexto comunicativo específico que dialoga com referências éticas e estéticas da música popular massiva. Em um sentido mais amplo, o trabalho explora o contexto como um dos operadores de análise para a identificação dos modos de endereçamento de programas televisivos.ABEC2006-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/7910.30962/ec.79E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; v. 6 (2006)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79/79Gutmann, Juliana Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:31:04Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/79Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:31:04E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
title O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
spellingShingle O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
Gutmann, Juliana Freire
Jornal da MTV
Estudos culturais
Semiótica
title_short O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
title_full O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
title_fullStr O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
title_full_unstemmed O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
title_sort O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
author Gutmann, Juliana Freire
author_facet Gutmann, Juliana Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutmann, Juliana Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal da MTV
Estudos culturais
Semiótica
topic Jornal da MTV
Estudos culturais
Semiótica
description Inspired by Simon Firth’s discussions about meaningful productions and the consequent value of popular culture and using certain assumptions of the social-semiotics, this article proposes the observation of the features of a television program that regard the strategies of the formation of a particular communicative context that dialogues with ethical and aesthetical references of popular music. In a wider sense, this study explores the context as one of the operators of investigation to identify ways of addressing television programs.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79
10.30962/ec.79
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79
identifier_str_mv 10.30962/ec.79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79/79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 6 (2006)
E-Compós; Vol. 6 (2006)
E-Compós; v. 6 (2006)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731244736512