O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79 |
Resumo: | Inspired by Simon Firth’s discussions about meaningful productions and the consequent value of popular culture and using certain assumptions of the social-semiotics, this article proposes the observation of the features of a television program that regard the strategies of the formation of a particular communicative context that dialogues with ethical and aesthetical references of popular music. In a wider sense, this study explores the context as one of the operators of investigation to identify ways of addressing television programs. |
id |
ANPPC-1_4856d8dd5d468f21950834959eb4e1c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/79 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTVJornal da MTVEstudos culturaisSemióticaInspired by Simon Firth’s discussions about meaningful productions and the consequent value of popular culture and using certain assumptions of the social-semiotics, this article proposes the observation of the features of a television program that regard the strategies of the formation of a particular communicative context that dialogues with ethical and aesthetical references of popular music. In a wider sense, this study explores the context as one of the operators of investigation to identify ways of addressing television programs.Inspirado en las discusiones de Simon Frith sobre las producciones de sentido y el consequente partido valorativo de la cultura pop y teniendo como herramienta analítica ciertos presupuestos de la sociosemiótica, este artículo pretende observar los aspectos de uno programa televisivo que dicen sobre las estrategias de construcción de un contexto comunicativo específico que dialoga con referencias éticas y estéticas de la canción popular massiva. En un sentido más amplio, el trabajo explora el contexto como uno de los operadores de análisis para la identificación de los modos de direccionamiento de programas televisivos.Inspirado nas discussões de Simon Frith sobre as produções de sentido e o consequente jogo valorativo da cultura pop e tendo como ferramenta analítica certos pressupostos da sócio-semiótica, este artigo pretende observar os aspectos de um programa televisivo (Jornal da MTV) que dizem sobre as estratégias de construção de um contexto comunicativo específico que dialoga com referências éticas e estéticas da música popular massiva. Em um sentido mais amplo, o trabalho explora o contexto como um dos operadores de análise para a identificação dos modos de endereçamento de programas televisivos.ABEC2006-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/7910.30962/ec.79E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; v. 6 (2006)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79/79Gutmann, Juliana Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:31:04Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/79Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:31:04E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
title |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
spellingShingle |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV Gutmann, Juliana Freire Jornal da MTV Estudos culturais Semiótica |
title_short |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
title_full |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
title_fullStr |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
title_full_unstemmed |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
title_sort |
O contexto comunicativo como estratégia de mediação televisiva – considerações sobre o Jornal da MTV |
author |
Gutmann, Juliana Freire |
author_facet |
Gutmann, Juliana Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal da MTV Estudos culturais Semiótica |
topic |
Jornal da MTV Estudos culturais Semiótica |
description |
Inspired by Simon Firth’s discussions about meaningful productions and the consequent value of popular culture and using certain assumptions of the social-semiotics, this article proposes the observation of the features of a television program that regard the strategies of the formation of a particular communicative context that dialogues with ethical and aesthetical references of popular music. In a wider sense, this study explores the context as one of the operators of investigation to identify ways of addressing television programs. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79 10.30962/ec.79 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/79/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 6 (2006) E-Compós; Vol. 6 (2006) E-Compós; v. 6 (2006) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045731244736512 |