Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168 |
Resumo: | The paper articulates reflections from two specific researches. Consumption is reference to an epistemological overview on mediatic processes, supported by multi-methodological investigations. It is perceived like a mediated system, implicating on both material and productive process, and also concerning to an affectionate regime, with aesthetic dynamics linked to symbolic dimensions. Consumptions practices are investigated, focusing the body and the processes of youngster’s urbane subjectivities. |
id |
ANPPC-1_9931cad0f0e28f035815f506d4b18ce1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/168 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenisComunicaçãoConsumoJuventudeThe paper articulates reflections from two specific researches. Consumption is reference to an epistemological overview on mediatic processes, supported by multi-methodological investigations. It is perceived like a mediated system, implicating on both material and productive process, and also concerning to an affectionate regime, with aesthetic dynamics linked to symbolic dimensions. Consumptions practices are investigated, focusing the body and the processes of youngster’s urbane subjectivities.Ese artículo articula reflexiones de dos investigaciones particulares. La consumición es referencia a una descripción epistemológica de los procesos mediáticos, apoyada por aportes multimetodológicos. Se percibe como un sistema mediado, implicando en proceso material y productivo, y también tratando a un régimen afectual, con una dinámica estética ligada a dimensiones simbólicas. Las prácticas de consumo se investigan desde el cuerpo y de los procesos subjetivos propios a jóvenes urbanos.Esta comunicação articula reflexões das pesquisas "Imagens limiares e visualidades juvenis: imagética do consumo", sediada na ESPM/SP, e “Imagens de presença e de ausência: sentidos midiáticos da subjetividade juvenil”, sediada na UFRN. O consumo é referência de uma epistemologia dos processos comunicacionais/midiáticos apoiada em investigações multimetodológicas. Buscam-se critérios para pensá-lo como sistema midiático com implicações em processos materiais e produtivos, e também como regime afetual, dinâmica estésica e estética de produção de sentido vinculado a dimensões simbólicas. São investigadas práticas de consumo dirigidas ao corpo e relevantes nos processos de subjetivação de jovens urbanos tanto pela reprodução de padrões como pela criação de novas formas de apropriação de bens simbólicos.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/16810.30962/ec.168E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; v. 9 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168/169Rocha, Rose de Meloda Silva, Josimey Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:16Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/168Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:16E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
title |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
spellingShingle |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis Rocha, Rose de Melo Comunicação Consumo Juventude |
title_short |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
title_full |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
title_fullStr |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
title_full_unstemmed |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
title_sort |
Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis |
author |
Rocha, Rose de Melo |
author_facet |
Rocha, Rose de Melo da Silva, Josimey Costa |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Josimey Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rose de Melo da Silva, Josimey Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Consumo Juventude |
topic |
Comunicação Consumo Juventude |
description |
The paper articulates reflections from two specific researches. Consumption is reference to an epistemological overview on mediatic processes, supported by multi-methodological investigations. It is perceived like a mediated system, implicating on both material and productive process, and also concerning to an affectionate regime, with aesthetic dynamics linked to symbolic dimensions. Consumptions practices are investigated, focusing the body and the processes of youngster’s urbane subjectivities. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168 10.30962/ec.168 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 9 (2007) E-Compós; Vol. 9 (2007) E-Compós; v. 9 (2007) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045731900096512 |