Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rose de Melo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: da Silva, Josimey Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168
Resumo: The paper articulates reflections from two specific researches. Consumption is reference to an epistemological overview on mediatic processes, supported by multi-methodological investigations. It is perceived like a mediated system, implicating on both material and productive process, and also concerning to an affectionate regime, with aesthetic dynamics linked to symbolic dimensions. Consumptions practices are investigated, focusing the body and the processes of youngster’s urbane subjectivities.
id ANPPC-1_9931cad0f0e28f035815f506d4b18ce1
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/168
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenisComunicaçãoConsumoJuventudeThe paper articulates reflections from two specific researches. Consumption is reference to an epistemological overview on mediatic processes, supported by multi-methodological investigations. It is perceived like a mediated system, implicating on both material and productive process, and also concerning to an affectionate regime, with aesthetic dynamics linked to symbolic dimensions. Consumptions practices are investigated, focusing the body and the processes of youngster’s urbane subjectivities.Ese artículo articula reflexiones de dos investigaciones particulares. La consumición es referencia a una descripción epistemológica de los procesos mediáticos, apoyada por aportes multimetodológicos. Se percibe como un sistema mediado, implicando en proceso material y productivo, y también tratando a un régimen afectual, con una dinámica estética ligada a dimensiones simbólicas. Las prácticas de consumo se investigan desde el cuerpo y de los procesos subjetivos propios a jóvenes urbanos.Esta comunicação articula reflexões das pesquisas "Imagens limiares e visualidades juvenis: imagética do consumo", sediada na ESPM/SP, e “Imagens de presença e de ausência: sentidos midiáticos da subjetividade juvenil”, sediada na UFRN. O consumo é referência de uma epistemologia dos processos comunicacionais/midiáticos apoiada em investigações multimetodológicas. Buscam-se critérios para pensá-lo como sistema midiático com implicações em processos materiais e produtivos, e também como regime afetual, dinâmica estésica e estética de produção de sentido vinculado a dimensões simbólicas. São investigadas práticas de consumo dirigidas ao corpo e relevantes nos processos de subjetivação de jovens urbanos tanto pela reprodução de padrões como pela criação de novas formas de apropriação de bens simbólicos.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/16810.30962/ec.168E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; Vol. 9 (2007)E-Compós; v. 9 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168/169Rocha, Rose de Meloda Silva, Josimey Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:16Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/168Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:16E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
title Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
spellingShingle Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
Rocha, Rose de Melo
Comunicação
Consumo
Juventude
title_short Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
title_full Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
title_fullStr Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
title_full_unstemmed Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
title_sort Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
author Rocha, Rose de Melo
author_facet Rocha, Rose de Melo
da Silva, Josimey Costa
author_role author
author2 da Silva, Josimey Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rose de Melo
da Silva, Josimey Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Consumo
Juventude
topic Comunicação
Consumo
Juventude
description The paper articulates reflections from two specific researches. Consumption is reference to an epistemological overview on mediatic processes, supported by multi-methodological investigations. It is perceived like a mediated system, implicating on both material and productive process, and also concerning to an affectionate regime, with aesthetic dynamics linked to symbolic dimensions. Consumptions practices are investigated, focusing the body and the processes of youngster’s urbane subjectivities.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168
10.30962/ec.168
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168
identifier_str_mv 10.30962/ec.168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/168/169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 9 (2007)
E-Compós; Vol. 9 (2007)
E-Compós; v. 9 (2007)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731900096512