Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Paulo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lissovsky, Mauricio, Pecly, Guilherme, Fantinato, Maria, Pombo, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139
Resumo: This article develops a hypothesis to explain the sudden, intense shift in voters’ opinions on gun control following television campaign advertisements in October 2005. We argue that the shift occurred because the ads supporting the maintenance of the gun trade were successful in exploiting popular perceptions of public security constructed over the years by mediatic crime narratives. We base our hypothesis on an empirical analysis of the crime coverage in the nightly edition of RJ-TV, the most watched local news show in Rio de Janeiro, in the year 2004.
id ANPPC-1_9ba9212dd974fd6d0379eac254180d1e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/139
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armasMídiaOpiniãoReferendoCrimeVítima virtualThis article develops a hypothesis to explain the sudden, intense shift in voters’ opinions on gun control following television campaign advertisements in October 2005. We argue that the shift occurred because the ads supporting the maintenance of the gun trade were successful in exploiting popular perceptions of public security constructed over the years by mediatic crime narratives. We base our hypothesis on an empirical analysis of the crime coverage in the nightly edition of RJ-TV, the most watched local news show in Rio de Janeiro, in the year 2004.O artigo avança uma hipótese para explicar a súbita e intensa mudança de opinião sobre o comércio de armas após o início do horário eleitoral gratuito em outubro de 2005. A mudança teria acontecido porque a propaganda favorável à manutenção do comércio de armas soube explorar a percepção de segurança pública construída ao longo dos anos pelas narrativas midiáticas de crimes. Para dar sustentação empírica à hipótese, analisamos a cobertura de crime do RJ-TV, segunda edição, durante o ano de 2004.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/13910.30962/ec.139E-Compós; Vol. 8 (2007)E-Compós; Vol. 8 (2007)E-Compós; v. 8 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139/140Vaz, PauloLissovsky, MauricioPecly, GuilhermeFantinato, MariaPombo, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:31Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/139Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:31E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
title Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
spellingShingle Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
Vaz, Paulo
Mídia
Opinião
Referendo
Crime
Vítima virtual
title_short Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
title_full Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
title_fullStr Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
title_full_unstemmed Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
title_sort Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
author Vaz, Paulo
author_facet Vaz, Paulo
Lissovsky, Mauricio
Pecly, Guilherme
Fantinato, Maria
Pombo, Mariana
author_role author
author2 Lissovsky, Mauricio
Pecly, Guilherme
Fantinato, Maria
Pombo, Mariana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Paulo
Lissovsky, Mauricio
Pecly, Guilherme
Fantinato, Maria
Pombo, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Opinião
Referendo
Crime
Vítima virtual
topic Mídia
Opinião
Referendo
Crime
Vítima virtual
description This article develops a hypothesis to explain the sudden, intense shift in voters’ opinions on gun control following television campaign advertisements in October 2005. We argue that the shift occurred because the ads supporting the maintenance of the gun trade were successful in exploiting popular perceptions of public security constructed over the years by mediatic crime narratives. We base our hypothesis on an empirical analysis of the crime coverage in the nightly edition of RJ-TV, the most watched local news show in Rio de Janeiro, in the year 2004.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139
10.30962/ec.139
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139
identifier_str_mv 10.30962/ec.139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139/140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 8 (2007)
E-Compós; Vol. 8 (2007)
E-Compós; v. 8 (2007)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731853959168