Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139 |
Resumo: | This article develops a hypothesis to explain the sudden, intense shift in voters’ opinions on gun control following television campaign advertisements in October 2005. We argue that the shift occurred because the ads supporting the maintenance of the gun trade were successful in exploiting popular perceptions of public security constructed over the years by mediatic crime narratives. We base our hypothesis on an empirical analysis of the crime coverage in the nightly edition of RJ-TV, the most watched local news show in Rio de Janeiro, in the year 2004. |
id |
ANPPC-1_9ba9212dd974fd6d0379eac254180d1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/139 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armasMídiaOpiniãoReferendoCrimeVítima virtualThis article develops a hypothesis to explain the sudden, intense shift in voters’ opinions on gun control following television campaign advertisements in October 2005. We argue that the shift occurred because the ads supporting the maintenance of the gun trade were successful in exploiting popular perceptions of public security constructed over the years by mediatic crime narratives. We base our hypothesis on an empirical analysis of the crime coverage in the nightly edition of RJ-TV, the most watched local news show in Rio de Janeiro, in the year 2004.O artigo avança uma hipótese para explicar a súbita e intensa mudança de opinião sobre o comércio de armas após o início do horário eleitoral gratuito em outubro de 2005. A mudança teria acontecido porque a propaganda favorável à manutenção do comércio de armas soube explorar a percepção de segurança pública construída ao longo dos anos pelas narrativas midiáticas de crimes. Para dar sustentação empírica à hipótese, analisamos a cobertura de crime do RJ-TV, segunda edição, durante o ano de 2004.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/13910.30962/ec.139E-Compós; Vol. 8 (2007)E-Compós; Vol. 8 (2007)E-Compós; v. 8 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139/140Vaz, PauloLissovsky, MauricioPecly, GuilhermeFantinato, MariaPombo, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:31Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/139Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:31E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
title |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
spellingShingle |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas Vaz, Paulo Mídia Opinião Referendo Crime Vítima virtual |
title_short |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
title_full |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
title_fullStr |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
title_full_unstemmed |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
title_sort |
Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas |
author |
Vaz, Paulo |
author_facet |
Vaz, Paulo Lissovsky, Mauricio Pecly, Guilherme Fantinato, Maria Pombo, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Lissovsky, Mauricio Pecly, Guilherme Fantinato, Maria Pombo, Mariana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Paulo Lissovsky, Mauricio Pecly, Guilherme Fantinato, Maria Pombo, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Opinião Referendo Crime Vítima virtual |
topic |
Mídia Opinião Referendo Crime Vítima virtual |
description |
This article develops a hypothesis to explain the sudden, intense shift in voters’ opinions on gun control following television campaign advertisements in October 2005. We argue that the shift occurred because the ads supporting the maintenance of the gun trade were successful in exploiting popular perceptions of public security constructed over the years by mediatic crime narratives. We base our hypothesis on an empirical analysis of the crime coverage in the nightly edition of RJ-TV, the most watched local news show in Rio de Janeiro, in the year 2004. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139 10.30962/ec.139 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/139/140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 8 (2007) E-Compós; Vol. 8 (2007) E-Compós; v. 8 (2007) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045731853959168 |